Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Detetada descarga ilegal de hidrocarbonetos para a água do rio Nabão

Para o local foi acionada "uma equipa HazMat (Hazardous Material) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro para apoio na contenção.

Notícias ao Minuto

07:28 - 16/09/21 por Notícias ao Minuto

País Ansião

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Pombal, detetou, na passada segunda-feira, dia 13 de setembro, "uma descarga ilegal de hidrocarbonetos para a linha de água do rio Nabão", no concelho de Ansião.

Na sequência de uma denúncia, é explicado numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os elementos do NPA "detetaram uma descarga ilegal contaminada com hidrocarbonetos sem ser sujeita a qualquer tipo de tratamento, para uma linha de água do rio Nabão".

Após diligências, "foi possível identificar a origem da descarga".

Os militares adiantam ainda que se procedeu à recolha de amostras do efluente descarregado ilegalmente, tendo esta sido entregue no laboratório da Agência Portuguesa do Ambiente. Para o local foi acionada "uma equipa HazMat (Hazardous Material) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) para apoio na contenção da descarga e identificação da fonte poluidora".

A ação da GNR resultou na elaboração de um auto de notícia por crime de poluição. Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Pombal.

No mesmo comunicado, os militares recordam que as descargas ilegais de hidrocarbonetos constituem uma "prática tóxica para a saúde pública com danos ambientais muito significativos nos ecossistemas". 

Leia Também: GNR apreende seis máquinas de jogo ilegal em Alvaiázere e Pombal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório