Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Variante Delta continua a dominar e é responsável por 99,7% dos casos

Dados atualizados sobre as variantes presentes em Portugal foram hoje atualizados pelo INSA, mantendo-se a Delta em destaque.

Variante Delta continua a dominar e é responsável por 99,7% dos casos

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) disponibilizou, esta terça-feira, o mais recente relatório sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal.

Até à data, segundo o INSA, foram analisadas 16.380 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

De acordo com o relatório, a variante Delta continua a dominar, em todas as regiões, sendo, entre 30 de agosto e 5 de setembro, responsável por 99,7% dos casos.

Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1). Esta sublinhagem tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana de 14 a 20 de junho.

Já a frequência das estirpes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), mantém-se baixa, sendo inferior a 0,5% desde a semana entre 21 e 27 de junho.

Inclusivamente, não foi detetado qualquer caso associado à variante Beta desde a semana entre 19 e 25 de julho.

Quanto à variante Gamma, após três semanas sem deteção de qualquer caso nas amostragens aleatórias, foi detetado um caso, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 84% dos jovens já vacinados; Putin em isolamento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório