Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sampaio. Pinto Monteiro presta homenagem a "um grande senhor deste país"

O ex-procurador-geral da República Pinto Monteiro marcou hoje presença no velório de Jorge Sampaio, considerando que "morreu um grande senhor deste país" e recordando as boas relações que tinha com o ex-chefe de Estado.

Sampaio. Pinto Monteiro presta homenagem a "um grande senhor deste país"
Notícias ao Minuto

17:54 - 11/09/21 por Lusa

País Óbito/Sampaio

Pinto Monteiro esperava na fila para entrar no antigo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa, quando foi questionado pelos jornalistas sobre o porquê de estar presente nesta cerimónia.

"Olhe, podia dizer só numa frase: morreu um grande senhor deste país", respondeu, na fila que se estendia até à entrada principal do Palácio de Belém.

O ex-procurador (entre 2006 e 2012) recordou as "boas relações" que tinha com Jorge Sampaio, acrescentando que acompanhou sempre a carreira do ex-Presidente e ele a sua, mesmo que não se tenham cruzado enquanto Pinto Monteiro era procurador-geral.

"Tinha muito estima por ele de há muitos anos e ele era um grande senhor da sociedade portuguesa e da política portuguesa", considerou, acrescentando que "era uma pessoa a quem dava gosto falar, pedir opiniões e ouvi-lo".

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio morreu na sexta-feira aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

Para hoje está previsto o velório e o funeral, com honras de Estado, realiza-se no domingo, antecedido por uma homenagem nacional no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Antes do 25 de Abril de 1974, foi um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, tendo, como advogado, defendido presos políticos durante a ditadura.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Leia Também: Cidadãos agradecem e enaltecem lado humano de Jorge Sampaio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório