Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Fecho essa porta". Gouveia e Melo afasta carreira política

O coordenador da Task Force para a vacinação contra a Covid-19 afastou a possibilidade de seguir uma carreira política depois de concluído o processo de vacinação.

"Fecho essa porta". Gouveia e Melo afasta carreira política
Notícias ao Minuto

11:46 - 25/08/21 por Filipa Matias Pereira

País Gouveia e Melo

O vice-almirante Gouveia e Melo rejeitou, esta quarta-feira, a hipótese de despir o camuflado para 'navegar noutras águas', enveredando pela carreira política. "Fecho essa porta. Não sou político", vincou, de visita ao centro de vacinação contra a Covid-19 na Guarda.

Em declarações aos jornalistas, o responsável pela Task Force deixou a garantia que, quando tirar a farda que veste, "é para vestir outra". "Sou militar, já disse isso, não tenho jeito para político. Sem nenhuma critica ao sistema político".

Henrique Gouveia e Melo citou ainda o pai, de acordo com o qual "ser político é a profissão mais nobre porque é a dedicação à causa pública". "Eu encontrei outra causa nobre, dedico-me à causa pública através da minha profissão que é ser militar. Sinto-me muito contente em ser militar e não tenho nenhum interesse em tirar esta farda a não ser para mudar para outra", garantiu. 

"Qualquer ser que apareça como o salvador da pátria é mau para a democracia porque a democracia salva-se em conjunto com todos os atores do sistema democrático, não é a personagem que salva a democracia. Não quero ser essa pessoa. Quero ser o militar que cumpriu o seu papel quando foi chamado. Estou muito honrado por me terem dado esta missão, mas não quero ser político", acrescentou o responsável. 

O vice-almirante irá, portanto, manter-se na liderança da Task Force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19 pelo "tempo necessário", assegurou, garantindo que nunca se arrependeu de ter aceitado esta missão: "Como é evidente, é uma missão que todos os portugueses devem ter orgulho de ter participado. Todos participámos, nem que seja dando o braço à vacinação, sem aquelas ideias obscurantistas". 

Sobre a percentagem de população vacinada, Henrique Gouveia e Melo detalhou que já "vacinámos 81.6% da população, no fim desta semana chegaremos aos 83/84%, e na próxima semana atingiremos, com a ajuda dos portugueses, 85 ou 86%. E o processo em termos de primeiras doses está completo, depois é o processo de segundas. Foram os portugueses que conseguiram isto".

Leia Também: "Já vacinámos 81,6% da população. Vamos encurralar o vírus"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório