Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Nos próximos dois dias, haverá tolerância zero para o uso de fogo"

Alerta é do adjunto de operações nacional da Proteção Civil.

"Nos próximos dois dias, haverá tolerância zero para o uso de fogo"
Notícias ao Minuto

12:23 - 23/08/21 por Andrea Pinto

País Incêndios

A Proteção Civil fez saber hoje, em conferência de imprensa, que haverá “tolerância zero para o uso de fogo” nos próximos dois dias.

As palavras são de Pedro Nunes, adjunto de operações nacional da Proteção Civil, que começou por afirmar que os próximos dias serão de muito calor e que teremos por isso “um cocktail meteorológico que em nada favorece as forças de combate que estão no terreno”.

O responsável reforçou aquela que considera ser uma mensagem clara, que quer “passar a todos”, e pediu que, até quinta-feira, todos os trabalhos, em terreno rural ou florestal, que sejam realizados com maquinaria não devem ser feitos. "O nosso apelo é que não o façam", pediu, referindo-se a trabalhos com recurso, por exemplo, a tratores, alfaias, rebarbadoras ou motosserras.

E explicou o porquê do apelo: “Podem começar uma ignição cujo resultado não sabemos qual vai ser”.

Pedro Nunes lembrou que há um “elevado estado de alerta para amarelo e laranja em todo o território nacional”, motivo pelo qual já foram posicionados um conjunto de meios e outras entidades", em todo o Interior do país, desde Bragança a Faro, para dar mais “músculo e força ao dispositivo de combate que já faz parte do território”.

O responsável considerou ainda que o pré-posicionamento dos meios "garante que haja o reforço imediato, que esteja mais próximo do problema". Quando questionado sobre se essa estratégia funcionou bem, nomeadamente tendo como exemplo os incêndios registados em Castro Marim ou em Salvaterra de Magos, Pedro Nunes defendeu que "a estratégia tem corrido bem" e sem ela os danos poderiam ter sido piores.

Leia Também: Mais de 80 concelhos de 11 distritos em risco máximo de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório