Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Condições climatéricas interrompem buscas pelo praticante de trail

As buscas pelo homem de nacionalidade polaca desaparecido desde quarta-feira na serra da Madeira, foram interrompidas hoje ao início da noite por "falta de condições climatéricas", disse à Agência Lusa o comandante adjunto dos bombeiros da Calheta.

Condições climatéricas interrompem buscas pelo praticante de trail
Notícias ao Minuto

23:09 - 09/07/21 por Lusa

País Madeira

"Hoje não temos condições de continuar as buscas durante a noite. Ontem as condições climatéricas permitiram, mas hoje não. Nas zonas que estamos a fazer buscas não há segurança para os operacionais por isso vamos parar hoje e retomar amanhã logo que seja possível", frisou Lino Sá, sublinhando que a última equipa abandonou o terreno pelas 22:00.

Um comunicado emitido na quinta-feira pelo SRPC indicava que às 08:17 foi dado o alerta de que um homem de nacionalidade polaca teria saído do Porto Moniz ao final da tarde de quarta-feira para um treino de trail, sem que tivesse ainda regressado ao hotel.

Na mesma noite com "condições climatéricas favoráveis" as buscas continuaram até de madrugada, tendo parado por muito pouco tempo, segundo o comandante adjunto, que frisou que "às 07:00 às equipas já estavam de novo alinhadas".

Lino Sá referiu que as equipas foram "ainda mais divididas" o que permitiu percorrer muitos quilómetros desde Porto Moniz a Calheta, na zona oeste da Madeira.

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) também emitiu um comunicado informando que "às 18:00 estavam envolvidos 38 operacionais e 12 veículos dos Bombeiros Voluntários da Calheta, dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, dos Bombeiros Sapadores do Funchal, do Corpo de Polícia Florestal, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e Serviço Regional de Proteção Civil", nas buscas pelo cidadão polaco.

Na mesma nota o SRPC mencionou que também estavam no local das buscas "cinco binómios cinotécnicos, dois drones e a utilização do meio aéreo multimission" no rastreamento do local.

As buscas serão retomadas logo pela manhã, segundo o comandante adjunto dos bombeiros da Calheta.

Leia Também: Retomadas buscas para encontrar praticante de trail perdido na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório