Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente do Governo dos Açores diz que "futuro se faz com conhecimento"

O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu hoje, no primeiro dia da cimeira de exploradores Glex em Ponta Delgada, que "o futuro se faz com conhecimento, investigação, inovação, ciência".

Presidente do Governo dos Açores diz que "futuro se faz com conhecimento"
Notícias ao Minuto

12:36 - 09/07/21 por Lusa

País Açores

No dia em que este evento, repartido entre Lisboa e os Açores, chega a Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro manifestou a sua "convicção de que o futuro se faz com conhecimento, investigação, inovação, ciência", acrescentando que "é por isso que estes eventos, que a Glex Summit também representa, merecem total apoio" do executivo regional.

O social-democrata que lidera o Governo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) falava hoje, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, durante a cerimónia de abertura do evento que junta cientista, investigadores e exploradores de todo o mundo, para debater áreas como a biodiversidade, os oceanos e o espaço.

Para José Manuel Bolieiro, o "posicionamento estratégico" dos Açores "no planeta é, no que diz respeito às oportunidades da economia tradicional e da acessibilidade, considerada, no contexto da União Europeia, uma ultraperiferia, mas pode e deve ser no contexto planetário do conhecimento, da conservação, da preservação, da exploração pela salvaguarda, uma centralidade no mundo".

Este evento insere-se nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, uma expedição que contou com "dois ilustres açorianos, da ilha Graciosa, que também dão esta marca de açorianidade e do Atlântico Norte na celebração", destacou o presidente do Governo Regional.

Bolieiro considerou ainda que "não há melhor altura do que este 500.º centenário, que permite demonstrar a dimensão pioneira e liderante de Portugal e dos portugueses na exploração do mundo, de conhecer o desconhecido e ir, como diria Luís de Camões, 'Por mares nunca dantes navegados'".

O governante destacou iniciativas como a declaração da região como um 'hope spot' (local de esperança) para a preservação dos oceanos, a "exploração do espaço, a partir de Terra", o que já é possível com as infraestruturas implementadas em Santa Maria, onde irá crescer um porto espacial, o AIR Centre (Centro para a Investigação Internacional do Atlântico, em tradução livre), na ilha Terceira, ou a investigação do mar profundo, conduzida pelo Observatório do Mar dos Açores e pelo centro Okeanos, da Universidade dos Açores, feito a partir da ilha do Faial.

Pela segunda edição da Glex Summit passaram nomes como os ex-astronautas norte-americanos Alan Stern e Rusty Shweickart, o ilusionista norte-americano David Blaine e a poeta Amanda Gorman, conhecida por ter lido um poema na tomada de posse do Presidente norte-americano, Joe Biden.

Além da reconhecida oceanógrafa Sylvia Earle, nos Açores estarão também o físico e divulgador científico britânico Brian Cox e o presidente da Agência Espacial Europeia, Ricardo Conde.

Leia Também: Educação "é a menina dos olhos" das políticas públicas açorianas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório