Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Bem-disposto" e "colaborante", Noah ficou internado "por precaução"

O menino de dois anos e meio que esteve desaparecido desde quarta-feira, no concelho de Idanha-a-Nova, encontra-se consciente, lúcido e bem-disposto e vai ficar internado por "precaução" e "para estabilizar um quadro de desidratação", informou o Hospital de Castelo Branco.

"Bem-disposto" e "colaborante", Noah ficou internado "por precaução"
Notícias ao Minuto

06:06 - 18/06/21 por Lusa

País Noah

"A criança encontra-se consciente, lúcida, colaborante e bem-disposta, apresentando um quadro de desidratação, devido ao longo período em que esteve sozinha. Deste modo, ficará internada por precaução e para estabilizar esse mesmo quadro de desidratação", disse à agência Lusa a diretora clínica do Hospital Amato Lusitano, Eugénia André.

Segundo detalhou, o menino ficará internado no serviço de Pediatria daquela unidade de saúde, onde foi observado assim que deu entrada.

A médica informou ainda que os pais estiveram a acompanhar a criança.

A criança terá desaparecido na quarta-feira da casa dos pais, situada a cerca de 1,5 quilómetros do núcleo central da localidade de Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, e esteve desaparecida durante mais de 30 horas.

Depois de uma operação de busca em larga escala, o menino foi encontrado esta quinta-feira, pouco antes das 20h00, num "setor de busca que foi alargado", a quatro quilómetros de casa em linha reta, ainda na zona de Proença-a-Velha, mas muito próximo da povoação de Medelim.

"Existe a possibilidade de ter percorrido uma distância de 10 quilómetros", disse o responsável das operações de busca, numa declaração aos jornalistas.

As buscas foram iniciadas ainda na manhã de quarta-feira e os meios foram sendo reforçados, sendo que, durante a tarde de quinta-feira, chegaram a envolver centena e meia de elementos.

O perímetro de ação também aumentou dos cinco para os 20 quilómetros, permitindo que a criança fosse encontrada.

Nas operações participaram militares da GNR, bombeiros, proteção civil municipal, sapadores florestais e voluntários, com apoio de equipas cinotécnicas, drones e mergulhadores, que estão a vistoriar poços e linhas de água.

Dezenas de voluntários, muitos deles estrangeiros, também participaram nas buscas.

A PJ da Guarda também teve equipas no local.

Em declarações à Lusa, ao início da noite, o coordenador daquela unidade policial, José Monteiro, explicou que o menino "foi encontrado com vida, num desaparecimento que deverá ser considerado espontâneo".

Leia Também: Pequeno Noah encontrado com vida. Foi descoberto por populares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório