Meteorologia

  • 15 JUNHO 2021
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 32º

Edição

Homem detido por desmantelamento e recetação de carros em Famalicão

A GNR deteve um homem de 36 anos por furto, desmantelamento e recetação de veículos no concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, anunciou hoje aquela força.

Homem detido por desmantelamento e recetação de carros em Famalicão
Notícias ao Minuto

17:48 - 18/05/21 por Lusa

País Furto

Em comunicado, a GNR refere que a investigação decorria há cerca de um mês, tendo sido apurado que o "modus operandi" dos furtos consistia na utilização de um 'software' instalado nos computadores portáteis, com conexão a um aparelho de diagnóstico.

A GNR explica que este sistema, ligado à central eletrónica de uma viatura, permite a leitura e transmissão de diversos tipos de dados, possibilitando que a codificação de uma nova chave usada para furtar as viaturas.

"Após o furto, os veículos eram escondidos em casas particulares, onde eram desmantelados, sendo as peças posteriormente vendidas em plataformas 'online'", acrescenta.

Algumas peças eram utilizadas para a reparação de veículos adquiridos como salvados.

Estas viaturas, depois de recuperadas, eram sujeitas a inspeção extraordinária e colocadas à venda em stands de automóveis ou em plataformas na Internet.

A GNR deu cumprimento a seis mandados de busca, três domiciliárias, uma em estabelecimento e duas em oficinas, tendo o suspeito sido detido em flagrante por furto, desmantelamento e recetação de veículos.

No decorrer da ação, a GNR apreendeu três viaturas furtadas em Viana do Castelo e na Maia, três veículos salvados que iam ser reparados com as peças das viaturas furtadas e duas viaturas utilizadas pelos suspeitos para transporte das peças desmanteladas, no valor estimado de 93 mil euros.

Foram ainda apreendidos componentes e peças provenientes do desmantelamento de viaturas alegadamente furtadas, três matrículas furtadas, um aparelho de codificação de chaves e 1.750 euros.

No seguimento da ação, foram constituídos arguidos dois homens de 44 e 56 anos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Leia Também: Dois detidos em flagrante por furto de combustível e baterias em Amarante

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório