Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Rumo a Fátima. PSP dá conselhos aos peregrinos para se manterem seguros

Autoridade vai realizar diversas ações de visibilidade e de acompanhamento e intensificar a presença nas suas áreas de responsabilidade.

Rumo a Fátima. PSP dá conselhos aos peregrinos para se manterem seguros

A peregrinação a Fátima leva, todos os anos, milhares de pessoas rumo ao Santuário. São dezenas ou centenas de quilómetros a pé com os portugueses movidos pela fé, mas que implicam também alguns cuidados redobrados. Como tal, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai levar a cabo a operação 'Peregrinação a Fátima 2021 – Polícia Sempre Presente' onde realizará diversas ações de visibilidade e de acompanhamento. 

Com a aproximação do dia 13 de maio e o subsequente aumento de peregrinos nas estradas, a Autoridade revela, em comunicado enviado às redações, que irá "intensificar a sua presença e visibilidade nas suas áreas de responsabilidade, contribuindo para o aumento da segurança rodoviária e dos próprios peregrinos".

Assim, a PSP vai realizar ações com o "duplo propósito" de "promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos" e "sensibilizar/informar sobre as formas mais seguras de circulação apeada em grupo e com veículos de apoio"

Mas não só os peregrinos serão o alvo desta operação. As vias habitualmente utilizadas por estes serão também, "nesta janela temporal", especialmente "visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel", aponta ainda.

Especialmente na circulação em contexto urbano, a PSP aconselha: 

  • Use sempre roupas claras e materiais retrorrefletores (coletes retrorrefletores);
  • Circule pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas;
  • Caminhe no sentido contrário ao trânsito;
  • Em grupo, caminhe em fila única;
  • Evite o uso do telemóvel e de auscultadores;
  • Desde o entardecer até ao nascer do sol, o primeiro da fila deve ser portador de uma lanterna com luz branca apontada para o chão (para não encadear os condutores) e, o último, uma luz vermelha;
  • Prefira as vias de menor tráfego automóvel, nomeadamente os denominados 'Caminhos de Fátima';
  • Informe os seus familiares do seu planeamento de viagem;
  • Caso necessite de qualquer apoio (policial ou médico) contacte de imediato o 112.

De recordar que as celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas, anunciou a instituição, que considera que a pandemia "ainda não oferece garantias" para acolher "sem reservas" todos os fiéis.  

Leia Também: Limite de 7.500 pessoas nas celebrações da peregrinação de maio a Fátima

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório