Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Crianças internadas no HFF já podem conduzir entre a pediatria e o bloco

Iniciativa do Hospital Amadora-Sintra conta com uma 'autoestrada' de 270 metros, livre de portagens, com várias brincadeiras que têm como objetivo reduzir os níveis de ansiedade das crianças e familiares antes das cirurgias.

Crianças internadas no HFF já podem conduzir entre a pediatria e o bloco
Notícias ao Minuto

07:53 - 12/04/21 por Notícias ao Minuto

País Amadora-Sintra

As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), mais conhecido por Amadora-Sintra, vão passar a ir para as cirurgias do Bloco Operatório “ao volante de um brilhante e colorido carro desportivo elétrico”, revela a unidade hospitalar na sua página de Facebook.

Ao longo de uma ‘autoestrada’ de 270 metros, dedicada ao efeito e “livre de portagens”, as crianças vão aprender sobre segurança e saúde, ao mesmo tempo que se abstraem do ambiente hospitalar.

A faixa de rodagem está delimitada no chão, a amarelo e, ao longo do percurso, sucedem-se, impressas no chão, estrelas brilhantes que têm inscritas advinhas, jogos e mensagens divertidas relacionadas com segurança e com saúde.

“Este projeto tem como objetivo minimizar a ansiedade das crianças internadas e dos seus pais, transformando a sua passagem pela instituição, a caminho de uma cirurgia, ou de exames complementares de diagnóstico, numa divertida aventura sobre rodas”, explica o Amadora-Sintra.

A bordo de um dos três coloridos carros que estão à sua disposição - um Volkswagen Amarok e dos Lamborghini URUS -, “os mais pequenos substituem assim as saudades do conforto das suas casas e das suas famílias e o nervosismo que antecedem a uma cirurgia pela diversão de poder conduzir um carro em pleno corredor de um hospital”.

De acordo com o Hospital Amadora-Sintra, este é um dos programas de humanização da Estrela ‘Dora-Sin’, a mascote do serviço de Pediatria. A iniciativa conta com a parceria da APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil e conta com os apoios da Essilor e da SIVA.

Leia Também: Amadora-Sintra contratualiza cirurgias com privado para enfrentar listas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório