Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ausência do vírus nos esgotos da Feira desde 5 de março

A concessionária das redes de água e saneamento de Santa Maria da Feira já não deteta o vírus SARS-CoV-2 nos esgotos do concelho desde 5 de março, o que atribui a menos casos de covid-19, divulgou hoje.

Ausência do vírus nos esgotos da Feira desde 5 de março
Notícias ao Minuto

17:56 - 30/03/21 por Lusa

País Covid-19

A informação surge depois de a Indaqua ter escolhido aquele concelho do distrito de Aveiro para "um projeto experimental de deteção do vírus SARS-CoV-2" nas águas residuais filtradas pela estação de tratamento de Fiães, procurando assim "contribuir para a compreensão da presença da covid-19" nesse território de quase 140.000 habitantes.

"Entre 16 de fevereiro e 02 de março foram encontrados vestígios de SARS-CoV2. O vírus deixou de ser detetado a partir de 05 de março, acompanhando a diminuição dos casos de covid-19 em Portugal", diz a empresa em comunicado.

Essa análise às águas residuais foi a primeira realizada pela Indaqua em territórios das suas concessões, que, envolvendo vários municípios do país, representam um universo de "mais de 600.000 pessoas".

"Este tipo de iniciativas tem grande importância, já que através das águas residuais é possível detetar potenciais focos de infeção dias antes de estes se manifestarem na população", explica no mesmo comunicado Ricardo Grazina, diretor-geral da Indaqua Santa Maria da Feira.

Realçando que o caráter experimental da iniciativa não invalida que ela possa "vir a ser retomada no futuro, neste ou noutros concelhos onde a empresa detém operação", o mesmo responsável adianta: "Continuaremos a acompanhar a evolução da pandemia, avaliando a retoma deste tipo de análises. Os resultados poderão contribuir para a prevenção de focos da doença".

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 2,8 milhões de mortes em todo o mundo, na sequência de mais de 127 milhões de casos de infeção desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019.

Em Portugal, o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde indica que a doença já causou 16.845 óbitos entre 821.104 infeções confirmadas.

Leia Também: AO MINUTO: PM eslovaco demite-se. Vacina da AstraZeneca muda de nome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório