Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"O potencial pandémico em Portugal é enorme"

O virologista Pedro Simas avisa que "há um risco enorme" de uma nova vaga Portugal e por isso "é muito importante que haja adesão às regras" sanitárias.

"O potencial pandémico em Portugal é enorme"
Notícias ao Minuto

20:20 - 22/03/21 por Notícias ao Minuto

País Pedro Simas

O conhecido virologista Pedro Simas afirmou, este domingo, na SIC Notícias, que o risco de Portugal ter de lidar com uma nova vaga de casos de Covid-19 “é enorme” e que, por isso, “precisamos ter muito cuidado nos nossos movimentos e na adesão às regras”.

“Há um risco enorme, não queremos é que esse risco se traduza numa subida descontrolada. Vão subir o número de casos, o número de infeções por dia vão subir. O que é preocupante. Hoje [domingo], por exemplo, já foram reportados mais 21 casos de internamentos”, salientou, acrescentando a necessidade de cumprir as medidas de proteção decretadas pelo Governo para evitar novos surtos.

“Precisamos ter muito cuidado nos nossos movimentos e na adesão às regras. Se há uma coisa que a pandemia nos ensinou é que o número de infeções está muito dependente do comportamento dos portugueses e, por isso, é muito importante que haja adesão às regras”, explicou, recordando que “sempre que confinamos conseguimos controlar muito bem, quando desconfinamos, no passado, não conseguimos controlar muito bem”.

Devido a isto e ao facto de a estirpe britânica estar a dominar em Portugal, defendeu o especialista, o potencial pandémico em Portugal “é enorme”.

“Nós temos cerca de 33 mil casos ativos em Portugal, mas devemos ter mais de 155 mil, porque há muitos casos que não estão identificados e a variante mais predominante é a do Reino Unido, que tem mais facilidade em disseminar-se de pessoa para pessoa. Portanto, o potencial pandémico, dado que a estimativa é de 70% de não imunidade, é enorme”, realçou.

Leia Também: Informação científica mostra que vacina da AstraZeneca "é segura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório