Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

AO MINUTO: Relatório destaca ajuntamentos; 12 milhões de casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Relatório destaca ajuntamentos; 12 milhões de casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:55 - 22/03/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta segunda-feira, que deu conta de 248 novos casos de Covid-19 e mais 16 mortes. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 817.778 contágios e 16.784 óbitos. O total de recuperados é agora superior a 767 mil. Nesta altura, os casos ativos fixam-se em 33 mil

O número de internamentos em enfermaria subiu ligeiramente, mas os doentes em unidades de cuidados intensivos voltaram a descer. 

Portugal mantém-se na zona verde da matriz de risco, com uma incidência de transmissão do vírus de 81,3 casos por cada 100 mil habitantes. O Rt é de 0,89 em Portugal e de 0,88 no continente - uma ligeira subida face à última atualização feita no passado dia 19.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou esta segunda-feira que Portugal já administrou 1.351.516 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste número de vacinas, 903.964 correspondem a primeiras doses e 447.552 a segundas doses.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h00 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento ao minuto desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual poderá continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h55 - O Observatório Venezuelano de Prisões (OVP) alertou hoje que os familiares estão preocupados pela alimentação de milhares de presos na Venezuela, país que iniciou hoje duas semanas de radicalização da quarentena preventiva da Covid-19. 

23h43 - Espanha vai estender o uso da vacina da AstraZeneca até aos 65 anos de idade, anunciou ao final da tarde desta segunda-feira o Ministério da Saúde. Até agora, o limite de idade para utilização deste fármaco era 55 anos, e tinha sido administrado sobretudo a profissionais de saúde, professores e forças de segurança.

22h56 - As autoridades das cidades brasileiras do Rio de Janeiro e da vizinha Niterói anunciaram hoje novas medidas para conter o avanço da Covid-19, que implicam o encerramento de "atividades não essenciais" durante dez dias

22h39 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou esta segunda-feira que foram identificados 49.293 novos casos de infeção por coronavírus e morreram mais 1.383 pessoas no espaço de 24 horas. No total, o Brasil perfaz 12.047.526 casos confirmados e 295.425 vítimas mortais. O número de recuperados subiu para 10,5 milhões.

22h16 - Quase 200 economistas brasileiros, incluindo ex-ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais, instaram hoje o governo brasileiro a acelerar a vacinação e adotar restrições mais duras para conter a disseminação desenfreada da Covid-19.

Os signatários da carta hoje publicada condenaram a "devastadora" situação económica e social na maior nação da América Latina. Os economistas também tentaram contrariar a afirmação do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de que confinamento obrigatório e restrições infligiriam mais sofrimento à população do que a doença.

"Esta recessão, assim como suas consequências sociais nefastas, foi causada pela pandemia e não será superada enquanto a pandemia não for controlada por uma atuação competente do governo federal", dizia a carta.

21h06 - O virologista Pedro Simas afirmou, este domingo, na SIC Notícias, que o risco de Portugal ter de lidar com uma nova vaga de casos de Covid-19 “é enorme” e que, por isso, “precisamos ter muito cuidado nos nossos movimentos e na adesão às regras”.

“Há um risco enorme, não queremos é que esse risco se traduza numa subida descontrolada. Vai subir o número de casos, o que é preocupante. Hoje [domingo], por exemplo, já foram reportados mais 21 casos de internamentos”, salientou, acrescentando a necessidade de cumprir as medidas de proteção decretadas pelo Governo para evitar novos surtos.

20h47 - O Governo dos Açores anunciou hoje que desde o início do processo de vacinação contra a Covid-19 na região já foram inoculadas 37.687 mil pessoas, sendo que cerca de 13 mil já receberam as duas doses da vacina

20h35 - Pelo menos cinco regiões da Venezuela viram hoje reforçada a presença das forças de segurança nas ruas, atentas a quem não usa máscara, no primeiro dia de duas semanas de radicalização das medidas para controlar a propagação da Covid-19. 

20h28 - Dois homens armados invadiram hoje um posto de saúde na cidade brasileira de Natal (nordeste) e roubaram dois frascos de vacinas contra a Covid-19, com o equivalente a 20 doses do antídoto, informaram fontes policiais. 

20h25 - O governo francês clarificou hoje uma norma, após um fim de semana de confusão, afirmando que a justificação para sair durante o dia não é necessária, e adicionou alguns estabelecimentos à lista dos que podem abrir durante o confinamento. 

19h42 - O último relatório do Estado de Emergência chama a atenção para os ajuntamentos, por vezes com "em elevado número de pessoas", que se têm registado na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

"As zonas urbanas em geral têm merecido especial atenção devido a ajuntamentos, por vezes com um elevado número de pessoas. Como medida mitigadora, reforçaram-se as ações de fiscalização e patrulha por parte das forças de segurança", lê-se no documento do Governo hoje entregue na Assembleia da República, no capítulo dedicado à região de Lisboa e Vale do Tejo.

19h40 - A Madeira registou hoje 23 novos casos de Covid-19 e mais uma morte associada à doença, elevando para 69 o número de óbitos desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde. 

19h15 - Mais de três quartos dos óbitos registados em Portugal entre 28 de dezembro e o final de fevereiro estiveram relacionados com a Covid-19 e 18% com o frio extremo, revela o último relatório do estado de emergência hoje divulgado. 

19h00 - O governo do Brasil propôs hoje um conjunto de ações de emergência para evitar a escassez de medicamentos para pacientes internados em camas de terapia intensiva nos hospitais do país, durante a pandemia de Covid-19. 

18h58 - Mais de 82 mil trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar e 1.º ciclo foram testados, na semana passada, em quatro dias, num rastreio que detetou 80 casos de Covid-19, informou hoje o Ministério da Educação. 

18h56 - Jair Bolsonaro afirmou esta segunda-feira que o Brasil está na "vanguarda" do combate à pandemia. Apesar dos recordes diários de mortes por Covid-19 e da pressão crescente nos hospitais, Bolsonaro acredita que o país é um "exemplo" na procura de soluções.

"Estamos a dar certo, apesar do problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado", salientou o presidente. 

18h54 - As multidões que estão em Miami, na Flórida, para as habituais férias da primavera obrigaram as autoridades a decretar o estado de emergência na cidade de South Beach, este sábado, devido ao incumprimento das medidas sanitárias de combate à Covid-19.

18h49 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje como "grotesca" a desigualdade entre países ricos e pobres no acesso às vacinas contra a Covid-19, que disse estar a aumentar. 

"Temos os meios para prevenir esta catástrofe", sustentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, sublinhando que a distribuição desigual de vacinas contra a Covid-19, além de "um ultraje moral", compromete a economia e o combate epidemiológico.

18h47 - O Governo está disponível para estudar e apoiar o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 criada pela biotecnológica Immunethep, sediada em Cantanhede, bem como uma unidade para a sua produção, afirmou hoje ministra da Coesão Territorial. 

18h46 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu hoje que a UE deve procurar usar "os instrumentos que permitam responder melhor" às dificuldades de produção de vacinas da farmacêutica AstraZeneca, mas fazendo-o da maneira "menos agressiva possível".

18h44 - O Presidente da República visitou hoje uma escola básica em Lisboa em sinal de apoio à retoma do ensino presencial como "peça essencial no processo de abertura", que disse esperar que não seja de "avanços e recuos".

18h42 - Várias associações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência voltaram hoje a pedir à ministra da Saúde para serem considerados prioritários na vacinação contra a Covid-19, depois de um primeiro apelo ter ficado sem resposta. 

18h31 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou que foram diagnosticados 16.471 novos contágios e 633 óbitos desde a passada quinta-feira. Em termos globais, Espanha perfaz um total de 3.228.803 infeções e 73.543 vítimas mortais

Nos últimos 14 dias, a incidência acumulada estabilizou em 128 casos por cada 100 mil habitantes

18h05 - As autoridades de saúde francesas indicaram esta segunda-feira que foram detetados 15.792 novos casos e morreram mais 343 pessoas no último dia. França acumula 4.298.395 casos confirmados e 92.621 vítimas mortais. O número de recuperados subiu para 281 mil

17h40 - A Alemanha vai prolongar as restrições impostas para conter a Covid-19 até 18 de abril. As medidas implicam limitações à circulação na via pública e também às atividades económicas. 

A decisão foi anunciada depois de uma reunião entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e os líderes dos 16 estados federais. No encontro, ficou decidido repor parte das medidas restritivas que foram sendo aliviadas nas últimas semanas, incluindo o encerramento parcial de lojas não essenciais e o encerramento de hotéis, restaurantes, ginásios e locais culturais.

17h10 - A proteção civil italiana referiu esta segunda-feira que foram identificados 13.846 novos casos de contaminação e morreram mais 386 pessoas nas últimas 24 horas. Itália totaliza 3.400.877 casos confirmados e 105.328 vítimas mortais. O total de recuperados subiu para 2.732.482

16h44 - O Presidente da República revelou ainda que amanhã haverá reunião no Infarmed e que vai começar a ouvir os partidos à sobre a renovação do Estado de Emergência. Marcelo antecipou a sua posição, ao sublinhar que "é muito natural que haja Estado de Emergência até maio"

16h41 - Marcelo Rebelo de Sousa falou esta segunda-feira sobre o processo de vacinação na Europa. O Presidente da República considerou que o processo de vacinação "não correu bem". "Não houve uma capacidade de produção e de entrega correspondente ao que tinha sido contratado", disse, fazendo ainda alguns reparos à postura dos Estados-membros relativamente à suspensão da vacina da AstraZeneca.

"Também não correu bem a posição da União Europeia sobre a suspensão da vacina. A União Europeia é uma união, não é um somatório de egoísmos", criticou Marcelo Rebelo de Sousa, numa referência ao facto dos Estados-membros terem anunciado a suspensão da vacina de forma individual e não agindo como um bloco comunitário. 

O Presidente da República acrescentou que a "vacina é segura e eficaz" e que "não há problema que continue o processo de vacinação e acelere para o objetivo da imunidade de grupo no final do verão".

16h26 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 5.342 novos casos de infeção por coronavírus e morreram 17 pessoas no espaço de 24 horas. Este é o número mais baixo de óbitos devido à Covid-19 dos últimos meses

No total, o Reino Unido contabiliza 4.301.925 casos de contágio e 126.172 vítimas mortais.

16h02 - O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, expressou hoje a sua oposição a um possível bloqueio pela União Europeia (UE) às exportações das vacinas contra a Covid-19 fabricadas no seu território, acreditando que seria uma "medida muito retrógrada".

"É absolutamente vital que mantenhamos as cadeias de abastecimento abertas", argumentou Micheal Martin, apesar das "enormes tensões" entre Bruxelas e a AstraZeneca, que "não cumpriu o seu contrato".

15h38 - A PSP registou, no domingo, no concelho de Vila Nova de Gaia, 139 contraordenações no âmbito das medidas de controlo da pandemia de Covid-19, indicou hoje o Comando Metropolitano do Porto (COMEPORT) da PSP.

Leia Também: AO MINUTO: Índice de transmissão volta a subir; Imunidade "não é linear"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório