Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil está na "vanguarda" do combate à pandemia, garante Bolsonaro

Presidente brasileiro afirma que o país é "um exemplo", numa altura em que se atingem números recorde de mortes por Covid-19 e em que a pressão sobre os hospitais aumenta.

Brasil está na "vanguarda" do combate à pandemia, garante Bolsonaro
Notícias ao Minuto

16:47 - 22/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou esta segunda-feira que o Brasil está na "vanguarda" do combate à pandemia.

Apesar dos recordes diários de mortes por Covid-19 e da pressão crescente nos hospitais, Bolsonaro acredita que o país é um "exemplo" na procura de soluções.

"Estamos a dar certo, apesar do problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado", afirmou após uma cerimónia com políticos e empresários no Palácio do Planalto.

Ao contrário do habitual, o presidente e os membros do executivo usavam máscara, tendo retirado apenas para falar aos jornalistas.

Saliente-se que este discurso de Bolsonaro acontece na pior semana da pandemia no Brasil, e um dia depois de novo recorde do número de mortes. O último boletim do ministério da saúde brasileiro dá conta de 47.774 novos casos e 1.290 mortes associadas à Covid-19.

O Brasil é o segundo país com mais casos e mortes por coronavírus, apenas ultrapassado pelos Estados Unidos, apesar de atualmente ocupar o primeiro lugar em números diários de infetados e mortes.

O país enfrenta uma segunda vaga mais virulenta e mortal em comparação com o primeiro surto, agravada pela circulação de variantes consideradas mais transmissíveis e com a quase totalidade dos estados brasileiros próximos do colapso sanitário.

Leia Também: Brasil próximo das 300 mil mortes, recebe 1.º lote da Covax

Recomendados para si

;
Campo obrigatório