Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Espanha estende uso da vacina AstraZeneca até aos 65 anos

Ministério da Saúde e comunidades autónomas acordaram eliminar o limite de 55 anos para a utilização do fármaco. A vacina da Universidade de Oxford volta a ser administrada no país a partir de quarta-feira.

Espanha estende uso da vacina AstraZeneca até aos 65 anos
Notícias ao Minuto

20:16 - 22/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Espanha vai estender o uso da vacina da AstraZeneca até aos 65 anos de idade, anunciou ao final da tarde desta segunda-feira o Ministério da Saúde espanhol. 

Até agora, o limite de idade para utilização deste fármaco era 55 anos, e tinha sido administrado sobretudo a profissionais de saúde, professores e forças de segurança.

Espanha volta a administrar a vacina da Universidade de Oxford a partir desta quarta-feira, depois da paragem decretada na semana passada pelo Ministério da Saúde, enquanto se esperavam os esclarecimentos da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre os efeitos secundários alegadamente associados ao fármaco.

Hoje, o Ministério da Saúde propôs às comunidades autónomas a eliminação do limite de 55 anos para a vacina AstraZeneca, mas já tinha adiantado que, para efeitos operacionais e de disponibilidade, não pretendia administrar o medicamento a pessoas além dos 65 anos de idade.

A proposta foi entretanto ratificada numa reunião com os responsáveis pela Saúde de todas as comunidades autónomas, que em Espanha têm autonomia e tomam decisões nesta área.

Fontes presentes na reunião indicam que Catalunha e Madrid propuseram aumentar o limite de idade para além dos 65 anos, mas a hipótese foi, para já, descartada pelo Conselho Interterritorial.

Leia Também: AstraZeneca. Vacina é 100% eficaz nos casos graves e 79% nos sintomáticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório