Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Chamadas para a Linha do Cidadão Idoso aumentam 7% em 2020

As chamadas para a Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça aumentaram 7% em 2020, para um total de quase 3 mil chamadas, de acordo com dados enviados pela entidade à Lusa.

Chamadas para a Linha do Cidadão Idoso aumentam 7% em 2020
Notícias ao Minuto

13:19 - 15/03/21 por Lusa

País Covid-19

A linha do idoso da Provedoria de Justiça, que presta informações e encaminhamento relativamente aos direitos e apoios que assistem a população com idade mais avançada, em 2020, recebeu 2.967 chamadas que representam um aumento de 7% face a 2019.

Este valor traduz mais de metade do total de ligações telefónicas (4.027) recebidas pelo núcleo de atendimento do órgão, o "Núcleo-CID", que também dá apoio a crianças e pessoas com deficiências.

No ano em que a pandemia se começou a fazer sentir no país, os principais temas que motivaram o contacto à linha do idoso foram: respostas sociais (centros de dia, estruturas residenciais para idosos, serviço de apoio domiciliário) e serviços de apoio aos idosos (461), saúde (336), serviços públicos (278) e Pensões (251).

Apesar dos temas destacados pela provedoria de justiça serem os que são habitualmente encontrados na linha do idoso, a entidade garante que em 2020 notou-se um aumento significativo devido aos constrangimentos impostos pela pandemia na vida dos cidadãos.

A provedoria de justiça, órgão público que defende e promove os direitos fundamentais, garantiu ainda que manteve o mesmo modo de atuação, mas de forma intensificada, sendo que na primeira fase da crise pandémica a linha do idoso assegurou o atendimento inclusive aos fins de semana, informando os utentes sobre os respetivos direitos e fazendo o encaminhando para as entidades competentes.

Leia Também: AO MINUTO: Escolas "lugares seguros"; AstraZeneca é segura, diz Oxford

Recomendados para si

;
Campo obrigatório