Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: AstraZeneca 'reúne' ministros; 65 mil testes nas escolas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: AstraZeneca 'reúne' ministros;  65 mil testes nas escolas
Notícias ao Minuto

07:55 - 15/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Esta segunda-feira marca o início de uma nova fase na luta contra a pandemia em Portugal. Com  o número de novos casos em níveis mais baixos, o Governo decidiu começar, gradualmente, a reabrir o país, permitindo que os portugueses. aos poucos, possam retomar a sua vida.

O primeiro passo neste processo de desconfinamento é a reabertura  das creches e das instituições de ensino pré-primário e do 1.º ciclo.

A partir de hoje, podem também abrir as lojas de comércio local de bens não essenciais para venda ao postigo, assim como os cabeleireiros, as manicures, as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e arquivos.

O teletrabalho e o dever geral de confinamento mantêm-se como regras gerais.

O plano a "conta-gotas", recorde-se, prolonga-se até 3 de maio  para evitar que uma nova vaga possa obrigar o país a dar um passo atrás.

Assim, e apesar do entusiasmo com que muitos começam a semana, nunca é demais lembrar que os cuidados de proteção e segurança são para manter.

Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

16h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h50 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que a vacina da AstraZeneca para a covid-19 vai ser suspensa em França "por precaução", tal como aconteceu em outros países europeus.

15h30 - A norte-americana Johnson & Johnson e a alemã IDT Biologika fecharam hoje um acordo para a produção de vacinas na Alemanha, protocolo saudado pelo governo alemão num momento em que a Europa enfrenta atrasos nas entregas destes fármacos.

15h17 -  E vai mais um. O Governo alemão disse hoje que vai suspender o uso da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca, por causa de novos relatos de coágulos sanguíneos perigosos relacionados com este fármaco.

15h15 - Perto de 24 mil casos da variante do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido foram registados na Europa, 900 da detetada na África do Sul e 200 do Brasil, informou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

14h59 - Segundo o Serviço Nacional de Saúde, ao dia de hoje já foram administradas 1.163.873 vacinas contra a Covid-19. Destas, 827.508 correspondem a primeiras doses e 340.707 segundas doses.

14h49 - Cerca de 430 pessoas, entre pessoal docente e não docente, começam no fim de semana a ser vacinados na Figueira da Foz contra a covid-19, disse hoje a Câmara Municipal. 

14h46 - Mais de uma dezena de países suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 por precaução após relatos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas. Eis quais são.

14h40 - Os comerciantes de Benfica acordam para um novo desconfinamento. É naquela zona de Lisboa, num dia que parece de primavera, que os cabeleireiros e os empresários de cafetaria perspetivam melhores dias, depois de "dois meses terríveis" sem faturação.

14h24 - Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão reunir-se na terça-feira em videoconferência organizada pela presidência portuguesa do Conselho, numa altura de novas polémicas com a farmacêutica AstraZeneca por atrasos e problemas nas vacinas contra a covid-19

14h00 - O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, foi o primeiro cidadão a receber, hoje, a vacina contra a covid-19 em São Tomé e Príncipe. Este considerou o início da campanha como "um momento de muita responsabilidade e de história".

13h50 - O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Marinhais, encerrou uma festa com 20 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, que ocorria numa residência, em Salvaterra de Magos. Na sequência de uma denúncia por ruído numa residência, no passado sábado,  os militares deslocaram-se ao local. Lá, confirmaram que, para além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social.

13h45- O ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues disse hoje que já foram realizados 65 mil testes à covid-19 nas comunidades educativas, o que vai continuar numa segunda fase "muito mais exigente" a partir de terça-feira.

13h35 - A linha do idoso da Provedoria de Justiça, que presta informações e encaminhamento relativamente aos direitos e apoios que assistem a população com idade mais avançada, em 2020, recebeu 2.967 chamadas que representam um aumento de 7% face a 2019. Este valor traduz mais de metade do total de ligações telefónicas (4.027) recebidas pelo núcleo de atendimento do órgão, o "Núcleo-CID", que também dá apoio a crianças e pessoas com deficiências.

13h02 - O Facebook anunciou hoje que vai ajudar os utilizadores da rede social a saberem quando e onde devem vacinar-se contra a covid-19, reforçar a informação disponível sobre a doença e a comunicação entre autoridades de saúde e cidadãos.

12h58 - Os jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, reabrem ao público na terça-feira para que os visitantes possam ter "momentos de fruição e paz", após o inverno e o período de confinamento, foi hoje anunciado.

12h55 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) revelou hoje terem encerrado em 2020 cerca de 200 lojas nos espaços de comércio que representa, o número mais alto alguma vez verificado num só ano e que deverá agravar-se em 2021.

12h48 - Veja aqui as imagens do primeiro dia de desconfinamento em Portugal.

12h40 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.654.089 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h32 - A empresa Tecfil, na Marinha Grande, está fechada na sequência de um surto de covid-19 que infetou 56 funcionários, disse hoje à agência Lusa a delegada de saúde concelhia.

12h30 - De 31 de janeiro ao dia 12 de março, sexta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlou 1.781 voos nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto. Já a PSP impediu 370 pessoas de viajar.

12h27 - A GNR interrompeu, este domingo, uma festa ilegal com 50 pessoas, numa moradia na localidade de Cerro de Alfeição, no concelho de Loulé. Todos foram identificados por violação do dever geral de recolhimento obrigatório.

12h20 - Várias centenas de trabalhadores da Groundforce manifestam-se hoje frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, pelos salários e pedem que a Pasogal aceite a proposta da TAP de aumento de capital de 6,97 milhões de euros.

12h15 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje que os testes à covid-19 nas escolas ainda encerradas devem ser realizados antes do regresso ao ensino presencial e não como aconteceu nas creches e 1.º ciclo.

11h58 - O presidente da Câmara de Almeida disse hoje que a manutenção do controlo de pessoas nas fronteiras, até 5 de abril, é prejudicial para os territórios fronteiriços do interior que "estão deprimidos" e vivem "tempos muito difíceis".

11h52 - O ministério da Saúde espanhol partilhou todas as informações sobre a quarta vacina aprovada para utilização na União Europeia, a Janssen

11h45 - A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico AstraZeneca com a Universidade de Oxford é segura, garantiu um responsável da universidade que participou na investigação, após preocupações que levaram à suspensão do uso em vários países.

11h20 - O número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na União Europeia (UE) recuou para metade em 2020, face ao ano anterior, devido à pandemia da covid-19, segundo dados do Eurostat.

10h55 - O Governo irlandês confirmou hoje que cerca de 30.000 pessoas não serão imunizadas esta semana com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, suspendendo temporariamente a sua administração.

10h47 - No contexto da situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2, "o Governo decidiu prolongar, até ao dia 31 de março, as medidas restritivas do tráfego aéreo", informa o Ministério da Administração Interna em comunicado. 

"Assim, mantêm-se suspensos todos os voos, comerciais ou privados, dos aeroportos ou aeródromos de Portugal continental, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido", pode ler-se em comunicado.

10h45 - África regista hoje 107.001 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia, o número de casos de infeções ascende a 4.005.204, e o de recuperados a 3.589.067, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

10h40 - A associação alemã de médicos intensivistas pediu hoje um regresso imediato das restrições mais rígidas para conter a terceira vaga de covid-19.

10h30 - Menos dias de trabalho? Espanha poderá mesmo testar a semana de quatro dias de trabalho. De acordo com o Guardian, o país vizinho poderá tornar-se no primeiro a experimentar este regime de trabalho, uma vez que o Governo terá concordado em lançar um projeto-piloto para empresas interessadas na ideia. 

10h27 - Quando sujeitas à humidade da respiração humana, as máscaras feitas à base de algodão podem ser 33% mais eficientes em filtrar partículas do coronavírus SARS-CoV-2, comparativamente às de tecido sintético, informa um artigo publicado na revista Galileu.

10h25 - O Ministério da Administração Interna esclarece, em comunicado, que o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até ao dia 5 de abril, mantendo-se todos os Pontos de Passagem Autorizados (PPA) e os horários estabelecidos no período anterior. De 31 de janeiro e 12 de março, um total de 494.430 cidadãos e 416.230 viaturas foram controlados.

10h16 - No dia em que começa o primeiro dia da primeira fase de desconfinamento em Portugal, o SNS recorda que "os casos de infeção por COVID-19 têm vindo a diminuir" e que o "seu esforço tem sido essencial no combate à pandemia". Logo, não descure do mesmo. 

10h10 - O setor de Virologia do Serviço de Patologia Clínica  do IPO de Coimbra vai iniciar esta esta semana a identificação de variantes SARS-CoV-2. O laboratório vai começar pela variante do Reino Unido e pela variante brasileira e a ideia é "criar a imagem epidemiológica dos doentes oncológicos com diagnóstico de SARS-CoV-2 e da respetiva associação à mutação, sempre que ela existir".

10h07 - O Santuário de Fátima retoma hoje o programa oficial com a presença de peregrinos, que estava suspenso desde 23 de janeiro devido à pandemia de covid-19, garantindo a celebração diária de seis missas e mantendo as regras sanitárias.

09h59 - Cerca de 65 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram já administradas na China, revelou hoje um alto funcionário da Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

09h20 - A dimensão de fatores biológicos e imunológicos pode contribuir para a maior gravidade e letalidade da Covid-19 nos homens em relação às mulheres em Portugal e na generalidade dos países.

09h15 - O país inicia hoje o plano de desconfinamento e, a par deste calendário, o Governo anunciou um reforço dos apoios à economia e há outros que se mantêm. Conheça-os aqui.

09h10 - O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, revelou hoje que a vacinação do pessoal docente e não docente começa no próximo fim de semana, continuando depois durante o mês de abril.

"Existe uma estrutura que coordena e que é responsável pelo processo de vacinação e que foi criada para gerir este processo e de acordo com aquilo que fomos informados por essa 'task force' já existe neste momento trabalho com as estruturas regionais e locais do Ministério da Saúde para que a vacinação seja iniciada no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de março, continuando depois durante o mês de abril", adiantou

09h02 - Timor anunciou hoje sete novos casos da covid-19, cinco em Díli, um caso em Baucau e outro em Viqueque, elevando para 99 o total de casos ativos no país, um novo máximo.

08h51 - Uma residência sénior em Virginia Beach, nos EUA, decidiu entreter os seus idosos, numa batalha contra uma piñata em forma de vírus. Um momento simbólico que assinala a vacinação destes utentes e o combate contra a Covid-19

08h41 - Paulo Portas alertou, este domingo, que Portugal dá o passo do desconfinamento num momento em que há 18 países na Europa que estão a "dar sinais de problema". Nesse lote de países estão, por exemplo, a Itália, a França, Suécia, Eslováquia e Hungria. 

No seu espaço de comentário, na TVI, o centrista mostrou-se preocupado com o facto de o país estar - "misteriosamente e de uma forma muito perigosa" - a baixar o número de testes à Covid-19

08h40 - Evelyn Shaw, de 81 anos, não recebia um abraço há um ano, devido à pandemia de Covid-19. Agora, depois de ter sido vacinada, recebeu indicação clínica para voltar a sentir o contacto humano.

08h15 - Espanha prolongou os controlos na fronteira terrestre com Portugal até 06 de abril devido à crise sanitária causada pela covid-19 e à proximidade da Páscoa, segundo o Boletim Oficial do Estado (BOE) espanhol hoje publicado.

08h13 - A cidade da Nagpur, na Índia, responsável por mais de metade dos casos de covid-19 no país nos últimos dias, iniciou hoje o confinamento durante uma semana, até 21 de março.
  

08h10 - O Governo quer atualizar os planos de emergência de proteção civil dos níveis nacional, distrital e local para integrar o conhecimento e a experiência adquirida com a gestão da pandemia de covid-19.

08h00 - Os portugueses podem voltar a sair do país a partir de hoje para deslocações para fora do território continental. 

No entanto, as atuais restrições nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão ser prolongadas até à Páscoa, sendo permitida nos 18 pontos de passagem autorizados a circulação de transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

07h48 - O primeiro-ministro salientou esta segunda-feira, numa mensagem no Twitter, que o início da primeira fase do desconfinamento, hoje, não é sinónimo de sair e fazer tudo, advertindo que a pandemia ainda é grave e que na Páscoa mantém-se o dever geral de recolhimento.

07h44 - A Alemanha contabiliza, esta segunda-feira, mais 6.604 casos de Covid-19 e 47 vítimas mortais da mesma doença. No total, e segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), o país tem agora 2.575.849 infetados e 73.418 mortos desde o início da pandemia.

07h42 - O Governo anunciou na quinta-feira as medidas de desconfinamento que vão vigorar entre 15 de março e 3 de maio, um processo gradual e que será sujeito a apreciação quinzenal em função da avaliação do risco da pandemia de covid-19.

07h40 - Os eleitores mais idosos e vulneráveis dos Países Baixos começam hoje a votar para as legislativas como parte das medidas adotadas no âmbito da pandemia, sendo que a maior parte da população irá votar apenas no dia 17.

07h37 - O México registou 220 mortes provocadas por covid-19 e 2.415 casos nas últimas 24 horas, informaram no domingo as autoridades mexicanas.  

07h35 - Cerca de 50 dias depois da suspensão das atividades presenciais, os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo regressam hoje às escolas, no primeiro dia do plano de desconfinamento para controlar a covid-19.

Também reabrem as creches e as atividades de tempos livres (ATL) destinadas às crianças até ao primeiro ciclo, enquanto as escolas do segundo e terceiro ciclos voltam a abrir as portas a5 de abril, ficando para 19 de abril o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e das universidades.

07h33 - O Governo timorense aprovou hoje a criação de centros de controlo em três entradas terrestres, uma marítima e uma aérea no município de Díli, sob cerca sanitária, para garantir movimentos essenciais, incluindo alimentos.

07h30 - Os ministros do Trabalho da União Europeia (UE) discutem hoje o plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e políticas de igualdade. Os ministros vão também debater o fortalecimento das "políticas ativas do mercado de trabalho em resposta à crise provocada pela pandemia" de covid-19 e o reforço das políticas de igualdade, não-discriminação e diversidade, como "uma prioridade política" dos 27 Estados-membros da UE.

07h37 - Os Estados Unidos registaram 601 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 36.732 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h22 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados cinco casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

07h20 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Recorde os dados anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: AstraZeneca? Portugal mantém vacina, Países Baixos suspendem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório