Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

IPO de Coimbra inicia identificação de variantes do novo coronavírus

Laboratório vai começar pela variante do Reino Unido e pela variante brasileira. Ideia é "criar a imagem epidemiológica dos doentes oncológicos com diagnóstico de SARS-CoV-2 e da respetiva associação à mutação, sempre que ela existir".

IPO de Coimbra inicia identificação de variantes do novo coronavírus
Notícias ao Minuto

10:08 - 15/03/21 por Melissa Lopes

País Covid-19

O Setor de Virologia do Serviço de Patologia Clínica  do IPO de Coimbra vai iniciar esta esta semana a identificação de variantes SARS-CoV-2.

"Importa testar e identificar as diferentes variantes para conseguir associar o quadro clínico do doente oncológico à possível gravidade da infeção SARS-CoV-2 pelas respetivas mutações do vírus", sublinha o IPO através de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto. 

O IPO explica que foi entendido iniciar a testagem das variantes pela mais detetada em Portugal em fevereiro 2021, a variante do Reino Unido, com uma amostragem nacional de 58,2% (Fonte INSA); e pela variante brasileira, que apesar da baixa incidência no país (10%), apresenta graves consequências clínicas. 

Notícias ao Minuto Laboratório vai testar variantes do Reino Unido e do Brasil© IPO Coimbra  

Ao iniciar este procedimento, o IPO  de Coimbra "irá criar a imagem epidemiológica dos doentes oncológicos com diagnóstico de SARS-CoV-2 e da respetiva associação à mutação, sempre que ela existir". 

O IPO de Coimbra, sublinhe-se,  iniciou em janeiro deste ano a pesquisa SARS-CoV-2 para diagnóstico da Covid-19,  uma resposta assegurada pelo recentemente criado Setor de Virologia do Serviço de Patologia Clínica, enquadrado no Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional de SARS-CoV-2.

De acordo com os responsáveis, são efetuados diariamente entre 120 a 150 testes, dando resposta às necessidades da instituição para tratamentos de quimioterapia, radioterapia, cirurgias, procedimentos invasivos e internamentos.

"A recente atualização da norma 19/2020 da DGS não vem trazer grandes alterações à dinâmica institucional, dado que precocemente o   IPO de Coimbra assumiu um rastreio mais alargado, frequente e eficiente de doentes e profissionais", realça a instituição de saúde, destacando a "prestação de cuidados de qualidade de proximidade", assim como "a articulação estreita entre os diferentes serviços clínicos". 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal começa a desconfinar; Crianças regressam à escola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório