Pandemia: Resultados são "animadores", mas há que "prosseguir esforço"

O ministro Eduardo Cabrita pede que se prossiga o esforço do combate à pandemia, apesar do cansaço sentido por "todos".

Última Hora

© Governo

Melissa Lopes
08/03/2021 19:29 ‧ 08/03/2021 por Melissa Lopes

País

Pandemia

"Estamos todos cansados de um ano deste combate [à pandemia], por isso temos de prossegui-lo", afirmou esta segunda-feira o ministro da Administração Interna em declarações aos jornalistas.

Eduardo Cabrita destacou que a generalidade dos portugueses tem aderido "àquilo que é um desafio de responsabilidade coletiva", elogiando o papel que as forças de segurança têm tido, numa função essencialmente pedagógica, de fiscalização e de garantia do cumprimento, embora "registando aqui e ali situações de infração".

Para o governante, é fulcral manter o esforço de combate à pandemia. "Agora que estamos a ter resultados animadores, vamos prosseguir este esforço. Não queremos certamente voltar aos dias difíceis que vivemos há umas semanas", destacou como "mensagem fundamental" a passar.

Recorde-se que Portugal desceu a pique no último mês nas listas dos países com mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus e novas mortes, mas mantém-se entre os dez com mais casos e mortes totais por milhão de habitantes.

De acordo com o site estatístico Our World in Data, Portugal é o sétimo país (com mais de um milhão de habitantes) com mais mortes por milhão de habitantes atribuídas à covid-19: 1.622.

Após a reunião com os peritos no Infarmed, a ministra da Saúde adiantou que a pandemia de Covid-19 em Portugal continua a apresentar "três ameaças" apesar das medidas de restrição em vigor, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Trabalhadores presos em cruzeiro. Itália supera 100 mil mortes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas