Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Amadora-Sintra com sessões de relaxamento para os profissionais de saúde

O projeto arrancou no início de fevereiro. As sessões têm uma duração de 15 minutos e são realizadas por psicomotricistas do Serviço de Psiquiatria do hospital.

Notícias ao Minuto

16:04 - 25/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Departamento de Saúde Mental do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), também conhecido como Hospital Amadora-Sintra implementou, desde o início deste mês, sessões de relaxamento para os profissionais de saúde.

De acordo com uma nota divulgada esta quinta-feira pela unidade de saúde, a iniciativa tem como objetivo promover o "bem-estar e resiliência" dos profissionais.

"Estas sessões inovadoras têm a duração de 15 minutos e têm sido realizadas nas próprias instalações dos Serviços, com a intervenção de psicomotricistas do Serviço de Psiquiatria do HFF", explica o hospital.

O projeto surgiu "em sequência da mobilização total de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais do HFF na assistência aos doentes infetados pela Covid-19 durante os primeiros dois meses do ano".

"Neste período, os profissionais de saúde do nosso hospital enfrentaram e responderam situações muito marcantes a nível pessoal e profissional, que exigiram um grau de exigência física e psicológica extremo. É deste contexto único que nasce esta iniciativa", refere ainda o HFF.

Com estas sessões espera-se que os profissionais façam "uma pausa energizante": "Poder parar, escutar e cuidar do corpo, libertar tensões acumuladas, e adquirir técnicas muito simples de controlo da ansiedade, que podem depois ser replicadas noutros momentos, são os objetivos principais desta iniciativa de terapia de mediação corporal".

Na mesma nota Teresa Maia, diretora do Departamento de Psiquiatria do HFF, sublinha ainda que esta é "uma forma simples" de o hospital mostrar também que apoia os seus profissionais e que tem ferramentas para estes se "sentirem melhor e equilibrados neste contexto tão adverso".

"Paralelamente a esta abordagem, o Departamento de Saúde Mental do HFF disponibiliza também apoio emocional individual ou em grupo, através de contacto direto com os profissionais do Serviço ou da Linha de Apoio Emocional aos Profissionais de Saúde", lembra ainda a responsável.

Leia Também: Pós-Covid? Teleconsultas “vieram para ficar” no Hospital Amadora-Sintra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório