Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 20º

Edição

AO MINUTO: Quase 250 mil pessoas receberam 2.ª dose

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Quase 250 mil pessoas receberam 2.ª dose

O boletim epidemiológico divulgado, esta terça-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 1.032 novos casos de Covid-19 e 63 mortes. Portugal totaliza 799.106 contágios e 16.086 óbitos. O número acumulado de recuperados é de quase 706 mil, pelo que os casos ativos mantêm a tendência de descida e fixam-se agora em 77.044.

Também os internamentos estão a evoluir de forma positiva. Em enfermaria diminuíram para pouco mais de três mil (3.012) e nas Unidades de Cuidados Intensivos estão agora abaixo de 600, o número mais baixo desde o dia 13 de janeiro (596).

Apesar do progresso registado em termos da situação epidemiológica em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, frisou que a ajuda alemã continua a ser "importante". Na manhã desta terça-feira chegou a Portugal uma nova equipa de profissionais de saúde militares proveniente da Alemanha que irá substituir a que chegou há cerca de três semanas.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h03 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas ligue para estes números:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h58 - A Câmara Municipal de Matosinhos criou um segundo espaço de vacinação contra a Covid-19 com capacidade para 800 utentes por dia e está preparada para montar um modelo 'drive-in' (vacinação dentro do carro) quando "necessário e possível".

23h22 - O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou hoje a "retoma progressiva da atividade assistencial", com o regresso dos serviços de Ortopedia e Cardiologia à Unidade Hospitalar de Abrantes, e a retoma dos horários normais aos Serviços de Urgência Básicas.

22h49 - O parlamento da Dinamarca aprovou hoje uma nova lei de gestão de epidemias que prevê confinamentos e hospitalizações forçadas, mas não a vacinação obrigatória para a Covid-19, ao contrário do projeto-lei.

22h48 - A Madeira registou 55 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 96 recuperados, somando 1.405 situações ativas, revelou hoje a Direção Regional de Saúde.

22h47 - O Governo garantiu hoje que não existem residentes em Portugal em tratamento à Covid-19 no estrangeiro e destacou a cooperação intra-europeia que tem mostrado "grande solidariedade" no combate à pandemia do novo coronavírus.

Não há nenhum [residente em Portugal em tratamento à Covid-19 no estrangeiro). Não há necessidade, felizmente, de ter isso agora em conta", sublinhou o ministro Santos Silva.

22h44 - A população portuguesa "não interiorizou", no início do atual confinamento geral, a gravidade da situação e a necessidade de cumprir as novas regras para conter o aumento de casos de Covid-19, indica o último relatório do Estado de Emergência.

"No período em análise [16 a 30 de janeiro], com a adoção de medidas mais restritivas no quadro do estado de emergência e, apesar de se verificar um crescimento de novos casos diários de contágio da doença, constatou-se, numa fase inicial, que a população em geral não interiorizou a gravidade da situação vivida e a necessidade de cumprimento estrito das novas regras em vigor, razão pela qual o Governo teve de fazer duas alterações ao decreto do Estado de Emergência", refere o documento entregue na Assembleia da República.

22h42 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 62.715 casos positivos e 1.386 mortes. Há várias semanas que o Brasil não registava um número tão elevado de infeções diárias.

Em termos acumulados, o país soma 10.257.875 casos de contágio e 248.529 óbitos. O número de recuperados subiu para 9.215.164.

22h34 - A Irlanda anunciou hoje o prolongamento do atual confinamento até pelo menos 5 de abril devido à pandemia, avançando, no entanto, com a abertura por fases das escolas primárias e secundárias a partir da próxima segunda-feira.

21h47 - A DGS acaba de divulgar o segundo relatório da vacinação contra a Covid-19 e há a destacar o facto de a região de Lisboa ter 'ultrapassado' na última semana a região Norte, que na anterior 'liderava' com mais doses inoculadas.

De referir ainda que, mais de 433 mil pessoas (4%) já receberam a 1.ª dose da vacina, e mais de 248 mil já completaram a vacinação.

20h51 - As Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), criadas para atuar em caso de surto de Covid-19 nos lares de idosos, foram ativadas 431 vezes desde outubro, mês em que começaram a funcionar, revelou hoje o último relatório do Estado de Emergência.

Por sua vez e na região Centro, as BIR foram utilizadas em todos os distritos, mas existiu "uma grande dificuldade" em constituir estas brigadas devido à falta de voluntários.

"Manteve-se a dificuldade das instituições no reforço de recursos humanos, nomeadamente de auxiliares de ação direta e enfermeiros. Para mitigar algumas necessidades pontuais, foram disponibilizados os Voluntários da Família Militar", lê-se no relatório, que dá conta da "forte pressão nos lares e outras estruturas residenciais para idosos" que existiu na região Centro entre 16 e 30 de janeiro.

20h01 - Algumas cidades francesas, como Dunquerque e Lille, podem adotar nos próximos dias um confinamento local semelhante ao que vai ser aplicado em Nice, quando a França regista mais de 85 mil mortos devido ao vírus, segundo as autoridades nacionais.

20h00 - O governo holandês anunciou hoje o prolongamento do recolher obrigatório até 15 de março, para combater a pandemia de Covid-19, uma situação que já tinha provocado violentos distúrbios quando entrou em vigor em janeiro.

19h32 - O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe disse hoje que a redução da cerca sanitária é um "passo importante", mas que só ficará "realizado" quando a vila açoriana deixar de estar isolada devido à Covid-19.

19h30 - O PCP defendeu hoje que o país precisa de "outras medidas e outras soluções" no combate à Covid-19, que passam pelo reforço da testagem, dos rastreios e vacinas, alertando para os impactos do confinamento na vida dos idosos.

19h27 - A OMS disse hoje contar com o apoio da Comissão Europeia para combater as desigualdades no acesso às vacinas contra a Covid-19, indicando que "mais de 200 países ainda não administraram uma única vacina".

De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, "até agora, foram administradas mais de 180 milhões de doses de vacinas" contra a Covid-19, das quais "mais de metade estão em apenas dois países". Em contrapartida, "mais de 200 países ainda não administraram uma única vacina", notou.

19h24 - Terminou o recrutamento de voluntários para testes clínicos no Brasil de um medicamento que poderá oferecer um "tratamento efetivo" contra a Covid-19, anunciou na segunda-feira um laboratório chinês.

19h20 - Uma enfermeira brasileira, das primeiras pessoas vacinadas no país, foi internada num hospital por complicações devido à Covid-19, após contrair a doença poucos dias antes de receber a segunda dose da vacina, informaram hoje fontes oficiais.

18h59 - As autoridades de saúde francesas referiram esta terça-feira que 20.064 pessoas testaram positivo para o coronavírus desde ontem. Morreram mais 431 pessoas. França perfaz nesta altura um número acumulado de 3.629.891 casos confirmados e um total de 85.044. O total de recuperados ascende a 252 mil.

18h37 - Foi lançada uma linha de apoio para agências de viagens e operadores turísticos. A linha, com uma "dotação de 100 milhões de euros", resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, o Banco Português de Fomento, as Sociedades de Garantia Mútua e os bancos, informa o Ministério da Economia.

18h09 - Após a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, o CDS exigiu a definição de critérios e um "calendário transparente" para o desconfinamento, bem como mais apoios para as empresas.

"Apesar de nas sucessivas reuniões no Infarmed o tema ter sido tratado, ficamos ainda hoje por saber quais são os indicadores de saúde pública que possibilitam o início do desconfinamento", referiu Francisco Rodrigues dos Santos.

17h50 - O Ministério da Saúde espanhol revelou esta terça-feira que o país saiu da situação de risco extremo no âmbito da Covid-19 após a incidência de transmissão do vírus ter diminuído de novo, sendo agora inferior a 250 casos por cada 100 mil habitantes.O país está agora numa situação de risco alto.

Nas últimas 24 horas, Espanha registou 7.461 novos contágios e mais 443 vítimas mortais. Espanha acumula 3.161.432 casos de infeção e 68.079 mortes.

17h23 - Os Estados Unidos vão desembolsar 3,7 milhões de dólares (3,4 milhões de euros) para apoiar a logística da vacinação em Moçambique, anunciou hoje a embaixada norte-americana em Maputo.

17h03 - O primeiro-ministro, António Costa, afirma que África será prioritária na disponibilização de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 e que Portugal procurará "redirecionar" para Timor-Leste e países africanos de expressão portuguesa (PALOP) 5% das vacinas adquiridas.

16h51 - A proteção civil italiana revelou esta terça-feira que foram identificados 13.314 novos casos de contágio por coronavírus e morreram mais 356 pessoas em 24 horas. No total, Itália contabiliza 2.832.162 casos positivos e 96.348 vítimas mortais. O total de recuperados é de 2.347.866.

16h49 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 8.489 novos casos de Covid-19 e morreram mais 548 pessoas nas últimas 24 horas. O número de casos diários mostra sinais de que está a diminuir.

Em termos globais, o Reino Unido soma 4.134.639 casos de infeção e 121.305 óbitos.

16h28 - O deputado do PAN, André Silva, acaba de anunciar que: "Somos favoráveis à renovação do Estado de Emergência". A decisão, desde já revelada, explicou André Silva, prende-se com o facto de não estarem previstas quaisquer alterações no decreto presidencial

16h26 - UEFA cancela Europeus de sub-19 masculino e feminino. Os campeonatos, que estavam agendados para 2021, foram cancelados devido às restrições motivadas pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje o organismo

16h20 - Falar simplesmente pode transmitir infeção, se estiver infetado. A conclusão é de um estudo do American Institute of Physics, publicado no boletim científico Physics of Fluids. Por isso é recomendado o uso de máscara e viseira em situações de proximidade como a ida a uma consulta ou ao cabeleireiro.

16h13 - Hospitais de Coimbra reduzem níveis do plano de contingência. CHUC já está a devolver enfermarias e camas da unidade de cuidados intensivos às suas utilizações originais face à redução de doentes internados com Covid-19

16h10 - PEV lamenta "falta de planeamento" para desconfinar. Após a reunião com o chefe de Estado, a deputada Mariana Silva confirmou que na próxima quinzena, com a provável aprovação do 12.º Estado de Emergência, tudo se manterá como agora.

Mas o PEV mantém-se contra a vigência do Estado de Emergência que "não é necessário para aquilo que está a ser feito, nem tem qualquer utilidade para o que é preciso planear para o futuro", defendeu.

16h02 - Chega manterá voto contra, se não forem dados sinais de "reabertura faseada". Também o deputado único André Ventura disse não ter expectativa que o Governo possa alterar as medidas relativas ao confinamento, mas considerou que tal seria essencial.

"O Chega vai manter o sentido de voto caso não sejam dados estes sinais de uma reabertura faseada. Se forem dados, admitimos viabilizar este Estado de Emergência, se a lógica for manter tudo fechado voltaremos a votar contra, porque consideramos que este confinamento está a destruir mais do que a ajudar", afirmou.

15h57 - A Iniciativa Liberal foi o primeiro partido a ser ouvido pelo Presidente da República no âmbito da renovação do Estado de Emergência. No final da reunião, João Cotrim Figueiredo disse que Marcelo Rebelo de Sousa não irá fazer alterações ao último decreto presidencial.

O facto de o documento não sofrer quaisquer alterações, esclareceu Cotrim Figueiredo, levará a que a posição do partido continue "a ser contra" o Estado de Emergência, cuja renovação será debatida e votada no Parlamento. "Somos contra este Estado de Emergência e este tipo de decretos", acrescentou.

15h48 - A startup nacional Follow Inspiration desenvolveu um robô de desinfeção que ajuda a prevenir a Covid-19, bem como outros vírus e bactérias no ar. Chama-se UV Robot, faz cobertura de desinfeção de 360º, movimenta-se autonomamente em rotas pré-definidas.

A primeira unidade-piloto está em testes no Hospital de Santo António, no Porto

15h33 - O Hospital Distrital da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, regista hoje 35 pessoas internadas em enfermaria com Covid-19, menos de metade do que no início do mês, disse fonte da unidade hospitalar.

15h31 - O processo de vacinação continua a decorrer em Portugal e já foram administradas 694 mil vacinas no país, como refere o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Leia Também: AO MINUTO: Doentes em UCI 'em queda'; Emergência sem mudanças

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório