Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
MIN 9º MÁX 19º

Edição

EUA disponibilizam 3,4 milhões para apoiar vacinação em Moçambique

Os Estados Unidos vão desembolsar 3,7 milhões de dólares (3,4 milhões de euros) para apoiar a logística da vacinação em Moçambique, anunciou hoje a embaixada norte-americana em Maputo.

EUA disponibilizam 3,4 milhões para apoiar vacinação em Moçambique
Notícias ao Minuto

16:31 - 23/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Isso inclui o planeamento da entrega e distribuição das vacinas em todo o país e assistência técnica no fornecimento de tratamento médico abrangente para pacientes com covid-19, incluindo na aplicação segura e eficaz do oxigénio", refere a embaixada em comunicado, acrescentando que o processo será conduzido de acordo com os requisitos da Covax.

A Covax é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas contra a covid-19 a países de médio e baixo rendimento, num esforço de dar acesso e distribuir vacinas em todo o mundo.

Segundo a diplomacia norte-americana em Maputo, o apoio faz parte de um plano de ajuda mais amplo que os Estados Unidos têm disponibilizado para reforçar a capacidade do sistema de saúde moçambicano face à pandemia.

"O Governo dos EUA doou 50 ventiladores ao Ministério da Saúde e investiu mais de 20,4 milhões de dólares [16,78 milhões de euros] em treinamento, suprimentos e equipamentos, para apoiar a resposta à covid-19 em Moçambique", acrescenta o comunicado.

As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram na segunda-feira que o país poderá receber vacinas provenientes da China até finais deste mês, sendo os profissionais de saúde o grupo prioritário na vacinação.

Moçambique regista 606 óbitos, de um total acumulado de 56.595 casos, dos quais 66% estão recuperados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório