Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lapo. PSP multou 13 pessoas que participaram em festa no Bairro Alto

Dono do restaurante lisboeta voltou a violar as regras no contexto da pandemia da Covid-19.

Notícias ao Minuto

09:51 - 12/02/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), informa em comunicado que, pelas 22h00 de quinta-feira, no Bairro Alto, procedeu à identificação e respetivo levantamento de 13 autos de contraordenação aos cidadãos que ali se encontravam, em violação do dever geral de recolhimento obrigatório.

A festa decorreu num edifício da rua onde se situa o restaurante Lapo, que se encontrava encerrado, sublinha a PSP.

A autoridade refere que abordou os participantes "após a saída" da festa, "para efeitos de identificação e participação às autoridades competentes".

O Comando de Lisboa PSP reforça que "continuará a atuar em situações de incumprimento das restrições do Estado de Emergência e a participar às autoridades competentes em conformidade com o previsto na Lei".

O restaurante Lapo, em Lisboa, que se tinha recusado a encerrar no início do confinamento, transmitiu esta quinta-feira, em direto, uma festa com dezenas de pessoas que cantaram 'Grândola Vila Morena' e pediram '"liberdade".

Nas imagens, que o próprio restaurante transmitiu, pode ver-se dezenas de pessoas a incumprirem as principais regras de combate à pandemia: distanciamento de dois metros, uso de máscara e dever de recolher domiciliário.

Num dos vídeos, que pode ver na galeria acima, o dono do espaço afirma: "Meus amigos, resistir é preciso. Abram os vossos negócios".

Recorde-se que António Guerreiro e Bruna Guerreiro, sócios-gerentes da empresa Atelier Lapo Lda, recusaram, em janeiro, fechar as portas do restaurante, no Bairro Alto, alegando que, segundo a Constituição da República, "o Estado não tem legitimidade, em circunstância alguma, para desprezar os direitos, as liberdades e as garantias dos cidadãos".

O casal apoiava-se no artigo 21 - Direito de Resistência - para se manter em funcionamento e acabou mesmo por receber vários clientes, em protesto contra as medidas. A PSP esteve no local e dias depois o casal dava 'um passo atrás' nesta decisão. Na altura, os donos foram notificados pela PSP, incorrendo numa multa que varia entre os 2 mil e os 20 mil euros.

No entanto, voltariam a desafiar o confinamento no dia 27 de janeiro ao organizarem um protesto em frente ao estabelecimento, onde dezenas de pessoas se juntaram sem que estivessem a usar máscara.

Leia Também: Lapo volta a quebrar regras Covid. Festa juntou dezenas (sem máscara)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório