Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

(Mais) um doente com Covid-19 transferido para a ECMO do São João

A unidade de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) do São João tem 16 doentes internados, 14 dos quais infetados com o SARS-CoV-2.

(Mais) um doente com Covid-19 transferido para a ECMO do São João
Notícias ao Minuto

23:20 - 01/02/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Um doente com Covid-19 de Leiria está a ser transportado, na noite desta segunda-feira, para a unidade de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Apurou o Notícias ao Minuto que o Hospital de São João tem, de momento, um total de 16 doentes em ECMO, 14 infetados com o novo coronavírus e dois não Covid-19.

De salientar que, no passado sábado, foi também transportado para a unidade ECMO do São João um paciente do Hospital Amadora-Sintra.

Considerada o 'fim da linha' na prestação dos cuidados de saúde, a técnica ECMO é avaliada para doentes hipercríticos internados em unidades de cuidados intensivos que não respondam à ventilação mecânica invasiva. Estes doentes, em falência cardíaca ou pulmonar potencialmente reversível, são ligados a um equipamento que faz a oxigenação do sangue, substituindo, assim, as funções desempenhadas pelo coração e pelos pulmões.

"Pensamos no ECMO quando todas as medidas de tratamento convencional, nomeadamente a ventilação mecânica invasiva, falharam. E utilizamos o ECMO para substituir, através de um circuito e de uma membrana extracorporal, a função pulmonar do doente", afirmou Roberto Roncon, coordenador do programa ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de São João, numa entrevista ao Notícias ao Minuto, que pode recordar aqui.

Leia Também: Hospital São João com pulseiras para prevenir fuga de doentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório