Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Doentes já estão no Funchal. MNE lamenta "decisão inútil"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Doentes já estão no Funchal. MNE lamenta "decisão inútil"
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/01/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 13.200 novos casos de Covid-19 e mais 278 mortes. No total, Portugal soma nesta altura 698.583 casos de infeção e 11.886 óbitos. O país ultrapassou hoje os 500 mil recuperados e regista atualmente perto de 182 mil casos ativos.

O número de internamentos segue a tendência ascendente, o que não permite aliviar a pressão a que os hospitais estão a ser sujeitos. Há 6.627 pessoas internadas, entre as quais mais de 800 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O Ministério da Saúde anunciou esta sexta-feira que três doentes internados nos cuidados intensivos de hospitais de Lisboa vão ser, ainda esta tarde, transferidos para a Madeira.

Também hoje, a Agência Europeia do Medicamento aprovou a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. É a terceira vacina a receber autorização para ser usada nos países da União Europeia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

00h07 -Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas ligue para estes números:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h58 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentou a "decisão inútil" da Alemanha em interditar a entrada de portugueses em viagens não essenciais, tendo em conta o auto-confinamento decidido antes por Portugal.

23h23 -O Parlamento indicou 50 deputados para o processo de vacinação contra a Covid-19, comunicou hoje o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa.

Fonte parlamentar disse à agência Lusa que entre os 50 deputados, num total de 230, estão o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deputados do PS, PSD, PCP, PEV e uma das duas deputadas não inscritas.

23h22 - Portugal está a realizar uma média de 52 mil testes ao novo coronavírus por dia em janeiro, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

23h19 - O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou hoje restrições mais rígidas aos viajantes, em resposta às variantes do novo coronavírus, incluindo a quarentena num hotel por conta do viajante e cancelamento de voos para México e Caraíbas até 30 de abril.

23h17 - O número de ambulâncias concentradas na entrada do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, reduziu significativamente ao início da noite de hoje, mas a Proteção Civil e o INEM atenderam "dezenas" de doentes infetados ao longo do dia.

22h59 - Os três doentes com Covid-19 dos cuidados intensivos de hospitais de Lisboa, que foram transferidos hoje para a Madeira, já se encontram no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, onde chegaram cerca das 21h30.

21h58 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou esta sexta-feira que foram diagnosticados 59.826 novos casos de contaminação por coronavírus e foram reportadas mais 1.119 óbitos. O Brasil acumula 9.118.513 contágios e 222.666 vítimas mortais.

21h30 - A variante do vírus SARS-Cov-2 detetada no Reino Unido está em "crescimento exponencial" em Portugal, afirmou um investigador do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, que estima que a taxa de crescimento semanal atinja os 90%.

"Estimamos também que dentro de três semanas cerca de 65% de todos os casos de Covid-19 em Portugal sejam causados pela variante do Reino Unido", declarou João Paulo Gomes numa audição conjunta com outros especialistas em saúde pública no Parlamento.

20h58 - O administrador-presidente da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse hoje que a UE receberá "nos próximos dias" uma primeira entrega de três milhões de vacinas contra o novo coronavírus, após o sinal verde para o seu uso pelo regulador europeu.

20h28 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o "risco real" de as vacinas para a Covid-19 poderem "exacerbar as desigualdades" no mundo, acentuando que o "nacionalismo das vacinas" é uma "atitude autodestruidora".

"As vacinas são um recurso limitado, temos de usá-las da maneira mais eficaz, mais equitativa possível. Se o fizermos, podemos salvar vidas", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, realçando que a pandemia não acaba "se não acabar em todo o mundo".

20h25 - O investigador Baltazar Nunes afirmou hoje que há um "claro desaceleramento" da epidemia de Covid-19 nas últimas semanas em Portugal, com o valor do risco de transmissibilidade estimado em 1.10.

Questionado sobre o que pode acontecer daqui para a frente, o especialista afirmou que "tudo indica que, a continuar este decréscimo da transmissibilidade", que se possa inverter esta fase de crescimento nas próximas semanas.

20h18 - A França vai fechar fronteiras a todos os países fora da União Europeia e encerrar os centros comerciais, mas o governo escolhe não reconfinar, mantendo o recolher obrigatório de 18:00 às 06:00, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex.

20h05 - O tráfego de dados aumentou 9% na semana terminada em 24 de janeiro, face à anterior, "tendo atingido o valor máximo desde o início da pandemia", divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

19h39 - A diretora da Segurança Social de Setúbal apresentou a demissão na sequência da controvérsia em torno da vacinação indevida de 126 funcionários da entidade. Os funcionários foram incluídos numa lista de utentes e trabalhadores dos lares.

19h31 - A França ultrapassou esta sexta-feira as 75 mil mortes causadas pela Covid-19. Os dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde francesa dão conta de mais 820 óbitos, o que elevou o número acumulado de vítimas mortais para 75.620.

O boletim epidemiológico também assinala que 22.858 pessoas testaram positivo para o coronavírus em 24 horas. França perfaz nesta altura um total de 3.153.487 casos de infeção.

19h03 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou hoje o governo de não garantir condições para o regresso ao ensino à distância em 8 de fevereiro, tanto para alunos como para professores.

"Regressará o ensino a distância. Porém, alguns dos principais constrangimentos sinalizados o ano passado, como a falta de computadores e a ligação à Internet, mantêm-se", alerta a Fenprof em comunicado.

19h02 - O PCP indicou hoje ao presidente da Assembleia da República apenas dois deputados para a vacinação contra a Covid-19, António Filipe e Ana Mesquita, pelos cargos essenciais que ocupam no funcionamento do Parlamento.

18h59 - Onze pessoas morreram de Covid-19 desde o início do ano numa casa de repouso nos arredores de Madrid, depois de se ter detetado um surto da doença que poderá estar ligado à variante detetada no Reino Unido.

18h57 - O Alentejo tem 37 surtos ativos de Covid-19 em lares de idosos e a maioria das ocorrências verifica-se em instituições do distrito de Évora, com cerca de 800 utentes e funcionários infetados e 8% de mortalidade.

18h46 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje "muito preocupante" as restrições da União Europeia à exportação de vacinas para a Covid-19, advogando que não vão beneficiar a "saúde global", e em particular os mais pobres.

"É muito preocupante quando qualquer país ou bloco começa a restringir a movimentação de bens de uso público", afirmou a vice-diretora geral da OMS, Mariângela Simão, na habitual videoconferência de imprensa da organização, a partir da sede, em Genebra, na Suíça.

Segundo a responsável pela área do Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, "essas restrições não irão beneficiar a saúde global e poderão prejudicar os esforços globais para garantir o acesso equitativo" a um "bem público mundial".

18h41 - O avião que vai transportar os três doentes em estado crítico para a Madeira já descolou do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, segundo a SIC Notícias.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo aceitou a ajuda oferecida pelo Governo Regional da Madeira para acolher doentes críticos do continente.

18h31 - A Comissão Europeia deu o seu aval à vacina da AstraZeneca, anunciou Ursula von der Leyen no Twitter. A presidente da Comissão Europeia acrescentou que espera que a empresa "entregue as 400 milhões de doses como foi acordado".

18h07 - Os portugueses confiam cada vez menos na capacidade de resposta dos serviços de saúde face ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país, revelou hoje a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Carla Nunes.

17h59 - A partir deste sábado a Alemanha vai fechar as suas fronteiras às pessoas que viajarem de Portugal, do Reino Unido, Irlanda, Brasil e África do Sul. A medida vai manter-se em vigor até ao dia 17 de fevereiro, segundo a Euronews.

A decisão do governo alemão foi justificada pelo facto destes cinco países estarem a ser mais afetados pelas novas estirpes do SARS-CoV-2. Berlim quer evitar que as novas variantes se propaguem mais.

17h51 -As autoridades italianas informaram, esta sexta-feira, que nas últimas 24 horas, foram reportados mais 13.574 novos contágios e 477 mortos associados ao coronavírus.

No total, com esta atualização, a Itália passa contabilizar, desde o início da pandemia, 2.529.070 infeções e 87.858 vítimas mortais associadas à Covid-19.

17h42 - O Ministério de Saúde espanhol indicou esta sexta-feira que foram identificados 38.118 novos casos de Covid-19 e morreram mais 513 pessoas em 24 horas. Em termos acumulados, Espanha soma 2.743.119 casos confirmados e 58.319 vítimas mortais.

Pelo segundo dia consecutivo a taxa de transmissão do vírus diminuiu em Espanha.

17h14 - António Costa disse que telefonou a Miguel Albuquerque, o presidente do Governo Regional da Madeira, para agradecer o "acolhimento de doentes do continente em unidades de cuidados intensivos".

O primeiro-ministro frisou no Twitter que este "é um gesto muito significativo do espírito de unidade e solidariedade nacional".

17h06 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta sexta-feira que foram diagnosticadas 29.079 novas infeções pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas. O Reino Unido totaliza 3.772.813 casos de contágio.

Morreram 1.245 pessoas desde ontem, o que aumentou o total de vítimas mortais para 104.371.

16h46 - A Rússia ofereceu hoje à União Europeia (UE) 100 milhões de doses da sua vacina Sputnik V contra o coronavírus, quando se registam atrasos na entrega de vacinas e existe um contencioso entre Bruxelas e a farmacêutica AstraZeneca.

"Após finalizar a parte principal da vacinação massiva na Rússia, o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR) pode disponibilizar à UE 100 milhões de doses da vacina Sputnik V para 50 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021", assinalaram os responsáveis da organização na sua conta oficial no Twitter.

O FIDR, que negoceia os contratos com os países que adquiriram a Sputnik V, desenvolvida no Centro Gamaleya, especificou que a entrega estará sujeita "à aprovação" da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

16h20 - O hospital de Beja instalou um contentor frigorífico para aumentar de imediato a capacidade da morgue devido ao aumento de óbitos resultantes da Covid-19, disse hoje fonte daquela unidade.

16h12 - A Guiné-Bissau registou na quinta-feira mais nove casos positivos de Covid-19 e reviu em alta para 61 as novas infeções registadas na quarta-feira, para um total acumulado de 2.614, anunciou hoje o Alto-Comissariado para a Covid-19.

16h04 - O virologista Pedro Simas considerou hoje possível que o treinador Jorge Jesus já tivesse uma infeção respiratória provocada por um vírus ou uma bactéria, habitual nesta época, quando foi infetado pelo novo coronavírus, para o qual testou positivo na quinta-feira.

"É possível que tenha sido uma coincidência, que já tivesse uma constipação provocada por um vírus ou bactéria, e contraído uma infeção respiratória. O mais provável é que tenha sido infetado com o SARS-CoV-2, depois disso", disse Pedro Simas à agência Lusa, acrescentando: "É muito natural que isso possa acontecer a muita gente".

15h51 - Um surto de Covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, no distrito de Portalegre, já infetou 81 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, Jaime Teles.

15h49 - A Comissão Europeia estabeleceu hoje um mecanismo de autorização de exportação de vacinas para a Covid-19, com o objetivo de garantir de transparência do processo e as doses suficiente para os cidadãos da União Europeia (UE).

15h17 - Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da AstraZeneca. É a terceira vacina contra a o novo vírus a receber "luz verde" na Europa.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 800 em UCI; Doentes transferidos para a Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório