Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Covid: Três doentes dos Cuidados Intensivos transferidos para a Madeira

Doentes serão transferidos de hospitais de Lisboa com a "necessária autorização das respetivas famílias", refere o Ministério da Saúde numa nota enviada esta sexta-feira.

Covid: Três doentes dos Cuidados Intensivos transferidos para a Madeira
Notícias ao Minuto

15:05 - 29/01/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Durante a tarde desta sexta-feira, irão ser transferidos três doentes internados em Cuidados Intensivos, dois do Hospital Beatriz Ângelo e um do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal", informa o Ministério da Saúde através de uma nota enviada esta sexta-feira às redações.

A tutela adianta que os doentes serão transferidos "com a necessária autorização das respetivas famílias", num processo que assenta numa "estreita articulação" entre os Serviços de Medicina Intensiva envolvidos e a Comissão de Acompanhamento da Rede Nacional de Medicina Intensiva (CARNMI) o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).

O Governo detalha ainda que o transporte aéreo será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da de um avião C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP), e assegura que estão garantidas "todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres quer durante a evacuação aeromédica, nomeadamente no que se refere às equipas médicas altamente diferenciadas das entidades envolvidas (hospitais, INEM, FAP e SESARAM) que acompanharão em permanência estes doentes".

Esta transferência acontece depois de a Região Autónoma da Madeira se ter disponibilizado para receber doentes críticos do Serviço Nacional de Saúde do continente.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais 278 óbitos e 13.200 novos infetados pelo SARS-CoV-2. Em termos acumulados, o país soma 11.886 óbitos e 698.583 casos de Covid-19.

O número de internamentos, que tem levado os hospitais a uma situação de rutura, continua a subir, sendo que há atualmente 6.627 pessoas internadas em enfermarias hospitalares (mais 62) e 806 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 24).

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 800 em UCI; Doentes transferidos para a Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório