A edição do Diário da República de hoje é amarela. Sabe porquê?

Esta iniciativa pretende assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Diário da República

© Diário da República

Notícias ao Minuto
27/01/2021 09:42 ‧ 27/01/2021 por Notícias ao Minuto

País

Diário da República

A edição desta quarta-feira do Diário da República tem uma aparência diferente: é amarela. Esta iniciativa pretende assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. "O combate à discriminação será sempre condição para a construção de um mundo que concretiza os direitos humanos", refere a Presidência do Conselho de Ministros na rede social Twitter.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) também se associou à Presidência do Conselho de Ministros para prestar homenagem "a todos os que foram vítimas do poder Nazi e, em especial, a Aristides de Sousa Mendes, português responsável pelo salvamento de milhares de vidas judias", revela o comunicado enviado às redações.

Numa atualidade "marcada por atos de antissemitismo, racismo, xenofobia", a INCM e a Presidência do Conselho de Ministros destacam a "importância da liberdade de pensamento e intolerância para com a violência". Por isso, o Diário da República eletrónico veste-se "da cor da Estrela de David, símbolo que ficou para sempre associado à comunidade Judia durante o Holocausto. Haverá ainda uma edição especial em papel, única, também amarela".

Para além disso, a página eletrónica do Diário da República vai destacar, simbolicamente, "todas as medidas até agora publicadas em Diário da República que trazem, até ao dia de hoje, o reconhecimento do trabalho e da valentia de Aristides de Sousa Mendes".

Em 2021, refira-se ainda, assinalam-se 76 anos do final oficial do Holocausto, onde mais de seis milhões de pessoas perderam a vida às mãos do ódio propagado pelo Regime Nazi, comandado por Adolf Hitler, um dos maiores ditadores da História.

Leia Também: UNESCO pede mobilização para combater negacionismo do Holocausto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas