Meteorologia

  • 06 MARçO 2021
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 21º

Edição

Hospital Garcia de Orta tem nova enfermaria covid com 33 camas

O Hospital Garcia de Orta (HGO) acolheu hoje os primeiros 10 utentes numa nova enfermaria para doentes covid, com um total de 33 camas, anunciou unidade hospitalar de Almada, no distrito de Setúbal.

Hospital Garcia de Orta tem nova enfermaria covid com 33 camas
Notícias ao Minuto

17:59 - 26/01/21 por Lusa

País Covid-19

"O processo de abertura de novas camas vai ser faseado e prosseguir até perfazer a totalidade de camas da nova enfermaria", refere o HGO em comunicado, adiantando quecontinua a ter necessidade de transferir pacientes, como aconteceu na segunda-feira, em que teve de enviar mais cinco doentes covid para outros hospitais.

"A par da abertura da nova enfermaria destinada a doentes covid, o HGO continua a trabalhar para, no final do mês de janeiro, poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral e aumentar a lotação de cuidados intensivos", acrescenta o documento.

O comunicado refere também que o HGO recebeu na segunda-feira alguns doentes da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Alfeite, em Almada, que, devido ao agravamento da sua condição clínica, tiveram de ser transferidos para aquela unidade hospitalar.

O HGO sublinha ainda, e agradecemais uma vez, "o elevado esforço, dedicação e compromisso dos seus profissionais que têm sido determinantes para dar resposta os doentes covid e não covid".

Por outro lado, apela à população dos concelhos de Almada e Seixal, para que, em caso de doença, recorra em primeiro lugar ao médico de família e Centro de Saúde.

Hoje, o HGO regista um total de "215 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 188 estão internados em enfermaria, 19 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD)".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19. Garcia de Orta sem vagas e com fila de ambulâncias à porta

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório