Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades de saúde suspeitam de variante britânica no surto de Tavira

As autoridades de saúde do Algarve revelaram hoje que há suspeitas de existirem em Tavira casos de infeção com a nova variante do coronavírus originária do Reino Unido, cujas amostras foram enviadas para análise.

Autoridades de saúde suspeitam de variante britânica no surto de Tavira
Notícias ao Minuto

15:33 - 08/01/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo a delegada de Saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, existe a "hipótese" de a nova variante do vírus "estar, eventualmente, a ser responsável" pela "subida grande" de casos no concelho de Tavira ao longo das últimas duas semanas.

Durante a conferência de imprensa quinzenal da Comissão Distrital de Proteção Civil, aquela responsável sublinhou que Tavira "tem sido o concelho que, nos últimos dias, tem inspirado maior preocupação", apresentando uma taxa de incidência superior a 1.500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

"Não chegámos a conclusão alguma. Suspeitamos que possa estar a acontecer, porque tivemos um aumento rápido e grande. Como a nova variante tem uma transmissibilidade superior, pomos essa hipótese. Pode até nem ter acontecido e só a investigação o determinará", acrescentou a responsável.

De acordo com os dados divulgados na quinta-feira pela autarquia local, no concelho de Tavira foram reportados 471 casos desde 26 de dezembro do ano passado.

Segundo Ana Cristina Guerreiro, foram enviadas amostras para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), para serem incluídas na investigação que está a ser feita em todo o país para despistar infeções por essa nova variante da SARS-CoV-2.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, explicou que a variante dominante em Portugal, de acordo com os estudos feitos pelo INSA, "surgiu inicialmente em Espanha" e representa cerca de 60% das transmissões do vírus no país.

Entre as centenas de variantes do vírus, a variante britânica é responsável por 22 casos confirmados até agora em Portugal.

"Inevitavelmente, até pela transmissibilidade, terá tendência a crescer. É uma variante que, por aquilo que se sabe, não aumenta a severidade da doença, mas chega a mais pessoas e acaba por, no fundo, causar mais casos graves", referiu o responsável.

Portugal regista hoje 118 mortos relacionados com a covid-19 e 10.176 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o maior aumento diário de mortos e de infeção desde o início da pandemia, em março de 2020, ultrapassando os máximos de 98 óbitos e de 10.027 casos registados em dezembro.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.590 mortes e 466.709 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 98.938, mais 5.578 do que na quinta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Pior dia de sempre em Portugal; Mais medidas a caminho?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório