Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal condena "veementemente" ataque terrorista no Níger

O Ministério dos Negócios Estrangeiros envia as condolências às famílias atingidas pelo "massacre" que provocou a morte a 100 pessoas.

Portugal condena "veementemente" ataque terrorista no Níger
Notícias ao Minuto

19:26 - 04/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Ataque terrorista

O Governo português condena "veementemente" o ataque terrorista simultâneo a duas aldeias vizinhas que deixou um rasto de 100 mortos no Níger.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado enviado às redações, dirige ainda as "mais profundas condolências" às famílias atingidas pelo "massacre".

O gabinete de Augusto Santos Silva "reitera a sua total solidariedade para com o povo e o Governo do Níger, em reconhecimento dos profundos desafios que enfrentam no combate ao flagelo terrorista e dos esforços já encetados nesse domínio, tendo ainda em vista o processo eleitoral em curso no país".

O Governo português renova ainda o seu apoio aos esforços internacionais de combate ao terrorismo no Níger e na região do Sahel.

As duas aldeias atingidas situam-se a 120 quilómetros a norte da capital, Niamey, na região de Tillabéri, na fronteira entre o Mali e o Burkina Faso, uma região que tem sido alvo frequente de ataques de grupos jihadistas há vários anos.

O ataque de sábado aconteceu no mesmo dia da proclamação dos resultados das eleições presidenciais, que deram a vitória ao candidato do partido no poder, o antigo ministro do Interior Mohamed Bazoum, que prometeu durante a campanha reforçar o combate aos grupos jihadistas que operam na região.

Há vários anos que o Níger -- tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso - é atormentado por ataques 'jihadistas' nas zonas oeste e sudeste, tendo já morrido centenas de pessoas no processo.

Leia Também: Ataque conjunto a duas aldeias no Níger faz 100 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório