Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinação nos lares: "Objetivo é ter 200 mil vacinas dadas" até fevereiro

Ana Mendes Godinho sublinhou que o dia de hoje deve ser encarado como "um dia de esperança".

Vacinação nos lares: "Objetivo é ter 200 mil vacinas dadas" até fevereiro
Notícias ao Minuto

15:29 - 04/01/21 por Notícias ao Minuto

País Ana Mendes Godinho

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esteve, esta segunda-feira, presente no arranque da vacinação contra a Covid-19 nos lares portugueses.

Em declarações aos jornalistas à entrada da Casa de Idosos de São José das Matas em Mação, a governante sublinhou que hoje é um dia de esperança para todos com este início" e que "o objetivo é que durante os meses de janeiro e fevereiro" sejam dadas as duas doses de vacina contra o novo vírus a todos os funcionários e utentes de lares.

"Naturalmente, que não poderá ocorrer [a vacinação] nos lares em que haja surtos [cerca de 5% destas instituições], mas o objetivo é ter cerca de 200 mil vacinas dadas nos lares nos próximos dois meses", detalhou.

Ana Mendes Godinho também aproveitou o momento para agradecer o esforço de todos os envolvidos no processo e, em particular, do Ministério da Saúde que, de acordo com a ministra, "tem sido incansável para garantir que esta operação decorra da melhor forma possível", e do sector social que "tem feito o impossível". "Quero deixar um profundo agradecimento a quem 2020 dedicou a vida à vida dos outros", acrescentou.

Questionada sobre se os lares ilegais e clandestinos estão incluídos neste plano de vacinação, a governante adiantou também que, legais ou ilegais, todas as instituições "que se conheçam e que seja possível identificar serão abrangidas". Segundo Ana Mendes Godinho, há 788 lares [num universo de cerca de dois mil em todo o país] que não tem licenciamento formal por parte da Segurança Social "que estão nas listas para a vacinação".

A ministra frisou ainda que, apesar do arranque da vacinação contra a Covid-19 nos lares, estes irão manter todas as normas de prevenção a que estão atualmente submetidos.

O começo do processo de vacinação nos lares decorreu hoje na presença de vários membros do Governo, entre os quais a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, num dia em que a vacinação decorre também na Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, outro lar do concelho de Mação, abrangendo um total de 112 utentes e funcionários das duas instituições deste município do distrito de Santarém.

A primeira utente vacinada, por volta das 15h10, foi Celeste Heleno, de 100 anos, seguindo-se um homem de 94 e uma mulher de 90, num total de 56 pessoas na Casa de Idosos de São José das Matas, a que se somarão outros 56, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos 'disparam'; UE a negociar mais doses com Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório