Um praticante de stand up paddle, de 23 anos, foi resgatado ao início da noite de sábado na praia dos Coelhos, em Setúbal, foi este domingo anunciado.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) explica que foi recebido um alerta pelas 20h46 a dar conta de que "um jovem se encontrava em dificuldades na água".
Foram acionados os tripulantes da Estação Salva-vidas de Sesimbra que, no local, "constataram que o jovem praticante de stand up paddle se encontrava bem fisicamente" e "sem necessidade de assistência médica".
O jovem foi resgatado da água e transportado para o areal da praia, "onde ficou em segurança".
Note-se que, em Portugal, existem 27 Estações Salva-vidas, que fazem parte do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Resgate de casal em praia não vigiada em Viana do Castelo
Também no dia de ontem, sábado, os tripulantes da Estação Salva-vidas de Esposende participaram no resgate de um homem e de uma mulher que estavam "em dificuldade na água na praia dos Moinhos, uma praia não vigiada", no concelho de Viana do Castelo.
De acordo com informação da Autoridade Marítima Nacional, no ano de 2024, o Serviço Marítimo do ISN - opera através das Estações Salva-vidas -, "registou um total de 634 saídas de socorro, que resultaram no salvamento de 699 vidas.".
A AMN dá ainda conta de que, no ano passado, foram formados e incorporados 19 tripulantes na carreira de Tripulante de Embarcações Salva-vidas (TESV). Já a nível operacional, foram formados cerca de 200 pilotos de barra e tripulações de lanchas de pilotos em sobrevivência no mar.
Foram também realizadas formações de "suporte básico de vida, oxigenoterapia e trauma para membros da Polícia Marítima, militares empenhados em projetos de vigilância e outras entidades que solicitam ações de formação nessas áreas, assim como ações de sensibilização em praias, com o apoio de entidades como a Fundação Vodafone, no caso do Projeto "Verão de Campeão" e da Associação de Escolas de Surf de Portugal, no caso do Projeto 'Surf & Rescue'".
Quais são as recomendações das autoridades?
O ISN alerta que os banhistas devem cumprir diversas regras de segurança, entre as quais respeitar sinais das bandeiras e o nadador-salvador, não hesitar em pedir socorro (em caso de dificuldade), vigiar as crianças, nadar paralelamente à praia e optar por praias vigiadas.
Deixa ainda o alerta de que os banhistas devem respeitar o período de digestão e não devem entrar em águas frias, por forma a evitar choques térmicos abruptos. Nota ainda para evitar as horas de maior calor na praia.
Em caso de emergência, deve chamar o nadador-salvador ou ligar para o 112.
Leia Também: Gato isolado em arriba resgatado no concelho de Aljezur. Eis o momento