Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Medida de coação mais pesada para guarda prisional suspeito de matar PSP

Guarda prisional suspeito de matar o agente da PSP foi ouvido, esta segunda-feira, durante várias horas pelo juiz de Instrução Criminal no TIC de Évora.

Medida de coação mais pesada para guarda prisional suspeito de matar PSP
Notícias ao Minuto

22:17 - 14/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

Decorreu esta segunda-feira o primeiro (e longo) interrogatório, no Tribunal de Instrução Criminal (TIC), ao suspeito da morte do agente da PSP de Évora, no passado sábado. No final da diligência, que só terminou à noite, foi revelada a medida de coação aplicada: prisão preventiva, a mais gravosa.

José Fortuna Malengue vai, assim, aguardar julgamento em prisão preventiva. O guarda prisional está indiciado pelos crimes de homicídio qualificado, violência doméstica e ofensas à integridade física.

Recorde-se que, no sábado à noite, José Fortuna Malengue, de 52 anos, começou a discutir com a namorada e agrediu-a no Rossio de S. Brás, emÉvora, onde o casal ia passar o fim de semana.

O agente da PSP António Doce, de 45 anos, estava perto do quiosque que a mulher gere naquele local e assistiu ao ataque, e apesar de estar de folga, quando viu a mulher ser arrastada para o veículo pelo companheiro alcoolizado, não hesitou e foi socorrer a vítima.

Mas ao tentar impedir a fuga do agressor, que já cumpriu pena de prisão por conduzir alcoolizado e que tem antecedentes por violência doméstica, o agente da PSP acabou por ser atropelado e não resistiu aos ferimentos graves, tendo acabado por morrer horas depois no hospital.

O agressor acabou por ser intercetado e detido, mais tarde, pela GNR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório