Calor aperta no fim de semana. Mas fica até quando? Vai manter-se?

Com um fim de semana de calor extremo (e avisos laranja emitidos para vários distritos) à vista, saiba com o que contar depois, com a chegada do mês de julho.

Ribeira Brava, Madeira ; Calor

© Richard Baker / In Pictures via Getty Images

Tomásia Sousa
27/06/2025 18:11 ‧ há 4 horas por Tomásia Sousa

País

IPMA

O país será atingido, a partir desta sexta-feira, por uma onda de calor que vai fazer subir os termómetros em todo o continente, com distritos a chegar (ou mesmo a ultrapassar) os 40ºC. Para muitos, a chegada do mês de julho significa até o arranque das férias mas... este cenário vai manter-se?

 

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 30 de junho a 6 de julho "deverá ser seca e muito quente".

O responsável pelo calor do fim de semana e início da próxima semana é um "vale depressionário situado entre o norte de África e a Península Ibérica", que vai dar origem a temperaturas com valores muito elevados, "quer da máxima quer da mínima, e humidades relativas baixas".

Mas, a partir do meio da semana, o cenário muda, ainda que de forma ligeira. Nessa altura, "o fluxo tenderá a rodar para oeste, com uma descida geral das temperaturas, embora apenas ligeira nas regiões do interior".

Já o "céu deverá apresentar-se, em geral, pouco nublado ou limpo até meio da semana, com exceção de alguma nebulosidade matinal na faixa costeira ocidental. A partir da rotação do vento para o quadrante oeste, teremos o aparecimento de mais nebulosidade e no fim de semana poderá mesmo ocorrer precipitação no litoral Norte e Centro, sob a forma de chuva fraca".

Ainda assim, se escolheu a primeira semana de julho para ir de férias, saiba que as temperaturas previstas "estão muito acima dos valores para esta época, nomeadamente no interior do país onde é muito provável a ocorrência de uma onda de calor em diversos locais do interior".

O IPMA destaca o último dia de junho, segunda-feira, que deverá contar com temperaturas máximas acima dos 40°C generalizadas "a todo o interior do país". A partir de quarta-feira, dia 2 de julho, os termómetros só deverão subir tanto no vale do Guadiana.

No fim de semana seguinte, a 5 e 6 de julho, "as máximas em todo o país não deverão ultrapassar os 37ºC", acrescenta o instituto, numa nota divulgada nas redes sociais.

O IPMA destaca, também, a previsão de ocorrência de noite tropicais no Sotavento Algarvio e na Beira Baixa até quinta-feira, dia 4 de julho, "com a madrugada de dia 30 de junho a ser uma noite com a ocorrência generalizada no país de valores de temperatura mínima acima de 20°C, exceto na faixa litoral".

"Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 29°C e 43°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 32°C e 44°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 22°C e 37°C. Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre 14°C e 26°C", conclui a mesma nota.

Veja aqui, também, as previsões para este fim de semana:

Vem aí onda de calor (40ºC) e há concelhos em perigo máximo de incêndio

Vem aí onda de calor (40ºC) e há concelhos em perigo máximo de incêndio

Há quatro concelhos da região Centro e Algarve que estão, esta sexta-feira, em alerta de perigo máximo de incêndio. De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai aumentar nos próximos dias, a par de uma subida das temperaturas.

Lusa | 07:15 - 27/06/2025

Leia Também: Calor extremo leva Médio Tejo a acionar alerta laranja de saúde pública

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas