Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Hospital de Matosinhos instala sistema inovador para gases anestésicos

O Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), instalou um sistema de captura de gases anestésicos que vai impedir a sua libertação no meio ambiente, adiantou hoje a instituição.

Hospital de Matosinhos instala sistema inovador para gases anestésicos
Notícias ao Minuto

16:00 - 28/11/20 por Lusa

País Hospital de Matosinhos

Em comunicado, esta unidade de saúde do distrito do Porto explicou que, desta forma, reduz a pegada de carbono.

A instalação deste novo sistema de captação de gases medicinais no bloco operatório integra-se num projeto-piloto europeu que envolve, nesta fase, dois hospitais nacionais -- o Hospital Pedro Hispano e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia -- e que tem por base um protocolo com as empresas farmacêuticas Baxter e ZeoSys Medical, sublinhou.

O objetivo é conter o impacto ambiental associado a estes cuidados de saúde, mantendo a segurança dos doentes, adiantou.

A unidade hospitalar explicou que os gases anestésicos inalatórios mais utilizados -- sevoflurano e desflurano -, quando exalados, permanecem na atmosfera e poluem o ambiente, contribuindo para o chamado efeito de estufa.

Este sistema vai permitir a sua captura através da utilização de coletores ligados ao equipamento de anestesia, sublinhou.

Posteriormente, estes coletores são enviados para uma unidade industrial onde o gás anestésico é extraído, separado e preparado, podendo ser certificado para uma nova utilização, vincou.

O coordenador do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da ULSM, Tiago Fernandes, disse, citado na nota, que este projeto faz parte de uma avaliação e otimização global da pegada de carbono, que é transversal a toda a atividade da instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório