Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 30 casos em surto num lar da Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Um lar para idosos da Santa Casa de Misericórdia de Chaves tem 32 infetados com o novo coronavírus, entre os quais 14 funcionários e 18 utentes, nenhum deles em estado grave, adiantou hoje à Lusa o provedor.

Mais de 30 casos em surto num lar da Santa Casa da Misericórdia de Chaves
Notícias ao Minuto

14:43 - 24/11/20 por Lusa

País Covid-19

O surto foi detetado após sete funcionários do Lar da Nossa Senhora da Misericórdia, em Chaves, no distrito de Vila Real, terem apresentado sintomas de covid-19 e três terem testado positivo, explicou o provedor Jorge Pinto de Almeida.

Após a testagem de toda a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), os resultados conhecidos na segunda-feira identificaram 18 utentes positivos (num total de 28) e mais 11 funcionários, somando 32 casos de infeção por SARS-CoV-2.

"Isolamos os 18 utentes positivos, que estão no mesmo sítio onde já se encontravam e, junto da empresa de desinfeção com quem já trabalhamos, procedemos à desinfeção de todo o equipamento. Os dez utentes que não estão infetados estão isolados destes", destacou.

Jorge Pinto de Almeida salientou ainda que nenhum dos infetados está em estado grave e que "eram todos assintomáticos", tendo o surto sido detetado após os sintomas nos funcionários.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves garantiu ainda que até ao momento não é necessário o reforço de pessoal.

Isto porque "funcionários que estavam em férias" interromperam-nas "para regressar ao ativo".

"Estamos proceder a substituições para não deixar de prestar os cuidados necessários", assegurou.

Com cinco ERPI no concelho de Chaves, a Santa Casa da Misericórdia vai testar os restantes equipamentos apesar de não se registarem sintomas em utentes ou funcionários, acrescentou o responsável.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso de segunda-feira, o concelho de Chaves registava 434 casos ativos de covid-19 e uma 'taxa de ataque' nos últimos 14 dias de 1192,1 casos por cem mil habitantes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório