O incêndio em Ponte da Barca, distrito de Viana de Castelo, foi dado como "dominado" este domingo pelo Comandante da Proteção Civil Elísio Oliveira em declarações aos jornalistas.
"Finalmente, às 10h45 de hoje, e depois da análise feita num 'briefing' com todas as entidades intervenientes neste teatro de operações, este incêndio foi dado como dominado", afirmou Elísio Oliveira sobre o incêndio que começou na noite de 26 de julho.
Ainda assim, alertou o comandante, irão "manter todo o dispositivo no terreno" devido à possibilidade de reativações de fogos na zona.
O incêndio é dado como dominado porque, "de acordo com aquilo que é previsível, não deverá sair do perímetro atingido".
As chamas estão, portanto, controladas pelos operacionais no terreno, que lá vão permanecer, dado que ainda há "pequenos focos" ativos na zona, "mas sem grande problema".
Elísio Oliveira adiantou que "dentro do teatro de operações há locais onde ainda se faz combate, temos outros locais onde estão a fazer rescaldo, em outros, consolidação do rescaldo e, grande parte do período, neste momento, temos apenas pessoal a fazer vigilância".
"Em grande parte do perímetro já estão a ser efetuadas ações de rescaldo, mas para passar a essa fase (...) ainda falta algum período", explicou o comandante.
Sobre os meios no terreno, Elísio Oliveira confirmou haver "meios aéreos a operar", dando como exemplo "um bombardeiro pesado a auxiliar nas zonas mais complexas", em áreas "onde não existe acesso para os operacionais chegarem lá".
"São estas condicionantes que nos obrigam a ter aqui também um árduo trabalho que seguirá pelos próximos dias", continuou o comandante que afirmou não ter dados sobre a área ardida.
Se tiver informação adicional ou imagens sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com
Leia Também: Torgueda e Sirarelhos. Dois fogos em Vila Real mobilizam 10 meios aéreos