Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

União Zoófila celebra aniversário: "Uma luta diária há 69 anos"

Apesar de todas "as conquistas e alegrias", a associação lembra que este ano está a ser especialmente difícil.

União Zoófila celebra aniversário: "Uma luta diária há 69 anos"
Notícias ao Minuto

22:05 - 17/11/20 por Notícias ao Minuto

País União Zoófila

A União Zoófila celebra, esta terça-feira, o seu aniversário, que se traduz em 69 anos "a salvar, cuidar e encaminhar milhares de vidas de cães e gatos para adopção".

A associação sem fins lucrativos assinalou a data com uma nota divulgada nas suas plataformas digitais oficiais, na qual faz uma retrospectiva do percurso traçado até hoje: "Anos repletos de muitas conquistas e alegrias pelas adopções bem sucedidas, mas também marcados por muitas dificuldades e perdas dolorosas dos que não foi possível salvar ou conseguir-lhes um lar".

Sobre este aniversário em particular, a União Zoófila destacou ainda que 2020 está a ser "um ano especialmente complicado para todos", incluindo para a associação, que "atravessa um período muito difícil da sua existência", sobretudo, devido à falta de recursos. 

Ainda assim, a União Zoófila recusa baixar os braços e deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que contribuíram para que a associação continue: "Não podemos deixar de lhes [cães e gatos] dar a mão, não enquanto eles precisarem de nós, não enquanto for necessário continuar a protegê-los. É uma luta diária que se faz há 69 anos com o apoio de todos vocês que acompanham este caminho do nosso lado, é por isso que esta missão é possível. Obrigada a todos"

A União Zoófila nasceu em 17 de Novembro de 1951 com a missão de defender, proteger e tratar animais domésticos em risco. Albergando centenas de cães e gatos, suportando todas as despesas de alimentação, tratamento diário e cuidados veterinários, esta é uma associação de utilidade pública administrativa sem fins lucrativos e que não recebe qualquer apoio do Estado ou de outro organismo público, vivendo do pagamento das quotas dos seus sócios e dos donativos feitos por pessoas que se sensibilizam com a causa animal.

Quer ajudar a União Zoófila

Donativos em género: 

Comida seca e de latas para cães e gatos, coleiras desparasitantes, leitores de microchip, trelas, coleiras e peitorais, medicamentos, produtos de limpeza (detergentes, pás, vassouras, etc…), areia para gatos, casotas de plástico e camas.

Donativos monetários:

  • Donativo através do PayPal;
  • Transferência bancária para o IBAN PT50 0033 0000 00580204223 56 (não se esqueça de enviar o comprovativo e dados a constar no recibo para uniaozoofila@gmail.com);
  • Donativos por MBWAY através do número 934 606 853 (com indicação dos dados a constar no recibo);
  • Ligando para o 760 50 10 15 (cada chamada tem um custo de 60 cêntimos + IVA).

Os recibos dos donativos monetários são dedutíveis em sede de IRS. Para isso, na sua declaração anual de IRS deve ser preenchido o campo 7 do Anexo H, código 613 - Mecenato Social - donativos atribuídos no âmbito do mecenato social (nº 3 do artº 62º do Estatuto dos Benefícios Fiscais).

Apadrinhe:

Apadrinhar um animal abandonado é contribuir diretamente para a sua proteção e bem-estar, através do pagamento de um valor mensal que cobrirá uma parte da despesa que a associação tem com o animal em causa. Para se tornar padrinho basta escolher o animal que quer apadrinhar, preencher a ficha de apadrinhamento e enviar para uniaozoofila@gmail.com juntamente com o respectivo comprovativo de pagamento.

Faça-se sócio:

Qualquer pessoa se pode fazer sócia com um custo de três euros de jóia e um valor de quota anual mínima de 28 euros. Para se tornar sócio basta preencher a ficha de sócio e enviar para uniaozoofila@gmail.com juntamente com o comprovativo de pagamento. Receberá na sua morada o recibo e o cartão de sócio.

Seja voluntário:

Para se tornar voluntário basta preencher a ficha de voluntário e enviar para uniaozoofila@gmail.com. A idade mínima para voluntários a trabalhar no gatil é de 16 anos e no canil é de 18 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório