Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fechar vidros dos carros na A28? DGS "nunca" o disse. É fake news

Direção-Geral da Saúde informa que "está a circular uma imagem com uma declaração atribuída erradamente à Diretora-Geral da Saúde".

Fechar vidros dos carros na A28? DGS "nunca" o disse. É fake news
Notícias ao Minuto

19:39 - 10/11/20 por Notícias Ao Minuto

Auto DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, na tarde desta terça-feira, que "está a circular uma imagem com uma declaração atribuída erradamente à Diretora-Geral da Saúde" e que "nunca foi proferida por Graça Freitas"

Em causa está a frase "DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28" - que surgiu num oráculo durante uma peça da SIC sobre o surto de legionella que atinge o Norte do país.

Na mesma nota, publicada no Facebook, a Autoridade da Saúde revela ainda que "tem pautado a sua atuação pelo combate às 'fake news', pelo que apela à não propagação dessa informação".

Na imagem - publicada pela Vost Portugal no Twitter - é possível ver atrás do rodapé a imagem da diretora-geral Graça Freitas na conferência de imprensa desta segunda-feira.

Acontece que, apesar de o oráculo da SIC ser verdadeiro, a frase não pertence à DGS - como escreve a televisão - mas sim à investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Teresa Leão, que foi entrevistada pela SIC, que sugeriu que "circular de janelas fechadas pode ser uma boa alternativa também” a quem tiver de passar nessa região. De referir que, entretanto, embora sem fazer qualquer referência ao sucedido, a SIC corrigiu a reportagem, eliminando a atribuição errada a Graça Freitas

Recorde-se que o número de mortes devido ao surto de legionella que está afetar os concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos aumentou hoje para seis, divulgou à Lusa fonte de Administração Regional de Saúde do Norte

A mais recente vítima mortal registou-se hoje no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde, de acordo com fonte dessa unidade, já ocorreram no total quatro óbitos e mantêm-se 20 pessoas internadas, mais duas em relação a segunda-feira.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório