Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2021
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Açores com cinco novos casos elevam para 88 número de infeções ativas

Os Açores registam cinco novos casos de infeção por covid-19, três em São Miguel e dois na Terceira, elevando para 88 o número de casos ativos no arquipélago, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Açores com cinco novos casos elevam para 88 número de infeções ativas
Notícias ao Minuto

14:39 - 04/11/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo o boletim diário desta entidade, um dos casos diagnosticado na ilha de São Miguel é um homem de 24 anos, "não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada".

Já os outros dois casos diagnosticados na maior ilha açoriana são uma mulher, de 28 anos, e um homem, de 49 anos, ambos residentes na região, que efetuaram teste de despiste ao SARS-CoV-2 na sequência do surgimento de sintomas, pelo que a Autoridade de Saúde Concelhia "já desencadeou os procedimentos inerentes à investigação epidemiológica destes casos, incluindo a identificação, testagem e vigilância de contactos próximos".

Na ilha Terceira foram diagnosticados dois homens, de 17 e 24 anos, "contactos próximos de alto risco de um caso positivo reportado terça-feira, mantendo-se em curso os procedimentos para identificação, testagem e vigilância de contactos próximos", segundo a Autoridade de Saúde açoriana.

Aquela entidade diz ainda que serão realizados "testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 a todos os contactos próximos de alto risco" do jovem de 17 anos, "incluindo os elementos da respetiva turma, no estabelecimento de ensino de Angra do Heroísmo por este frequentado, que se encontram já em isolamento profilático".

A Autoridade de Saúde informa ainda que "dois casos positivos reportados terça-feira", referentes a dois homens, um de 24 anos, em São Miguel, e outro de 44 anos, na Terceira, "apresentaram documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que deixam de ser considerados ativos na região".

A entidade adianta que um caso positivo também reportado na terça-feira, respeitante a uma mulher, de 42 anos, na ilha do Faial, saiu da região "à revelia das autoridades", estando "a Autoridade de Saúde Concelhia a desenvolver os procedimentos para o seu acompanhamento no exterior".

Na sequência de terem sido diagnosticados "dois casos positivos de covid-19 associados ao restaurante Beira-Mar, na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira", a Autoridade de Saúde dos Açores adianta que "está a proceder à identificação e testagem de todos os contactos próximos para despiste do SARS-CoV-2" e solicita "a quem tenha frequentado este restaurante nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), que contacte a Linha de Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, com vista à realização de teste de despiste ao novo coronavírus".

"Além disso, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem frequentou o restaurante que adote todas as medidas de prevenção, nomeadamente o isolamento profilático", lê-se no comunicado da entidade, lembrando que a Linha de Saúde Açores é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 407 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 88 casos positivos ativos, dos quais 68 em São Miguel, 11 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, dois no Faial, um em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

Portugal regista hoje 7.497 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 59 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório