Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Covid-19: Requisição de testes de diagnóstico através do SNS24 desde hoje

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou hoje a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou hoje a ministra da Saúde.

Covid-19: Requisição de testes de diagnóstico através do SNS24 desde hoje
Notícias ao Minuto

23:42 - 23/10/20 por Lusa

País Covid-19

Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, Marta Temido explicou que este modelo já esteve a funcionar em março e abril e tem os mesmos moldes de funcionamento que na primeira fase da pandemia, referindo que se trata de uma medida excecional e temporária.

"Não é uma prescrição aleatória, é uma prescrição que é feita baseada e tomada de acordo com um algoritmo previamente validado pela Direção-Geral da Saúde e aplicado estritamente nos termos que está desenhado pelo profissional na linha de saúde 24", afirmou.

Marta Temido acrescentou que a emissão de requisição de testes de diagnósticos à covid-19 através da linha de saúde 24 está prevista para "uma fase mais complexa", como aquela que se está agora a viver no combate à pandemia.

A ministra disse ainda que esta decisão foi tomada porque há muitas pessoas a dirigir-se aos cuidados de saúde apenas para obter a prescrição do teste e "isso é uma pressão desnecessária no Serviço Nacional de Saúde e adicionalmente pode ter impacto no atraso na realização do teste".

Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório