Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Estar ao sol por 15 minutos ajuda a combater a Covid? "Totalmente falso"

A associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência colocou fim ao rumor que circulava na internet.

Estar ao sol por 15 minutos ajuda a combater a Covid? "Totalmente falso"
Notícias ao Minuto

12:58 - 18/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Pandemia

A pandemia do novo coronavírus deixou o mundo em alerta e em crise sanitária e económica. As autoridades de saúde alertam a população para que se mantenha em segurança, cumprindo as regras de distanciamento social e evitando contactos desnecessários.

Sendo a SARS-CoV-2 uma doença nova, há ainda muito por descobrir, estando a lista de sintomas associados continuamente em crescimento. Contudo, numa era em que também o mundo digital predomina, é preciso ter cuidado com a informação que assimilamos. E é para isso mesmo que o grupo de FacebookVOST Portugal, alerta. 

A associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (Associação de Proteção Civil registada), partilhou um alerta, este domingo, onde indica que está a ser partilhada uma imagem em grupos de WhatsApp ou Telegram cuja informação não é verídica.

"Conselho dos hospitais de isolamento: podemos ter em casa cuidados que são tomados nos hospitais", pode ler-se no início da imagem de uma folha, que enumera de seguida os tais conselhos. 

Entre vários outros pontos, é mencionado que "das 10h00 às 11h00, durante 15 a 20 minutos, se deve estar ao sol". Algo que o VOST Portugal classificou de "totalmente falso".

"Talvez já tenhas visto esta imagem num grupo de WhatsApp ou Telegram. Apesar dos conselhos generalistas (dormir bem ou beber água), outros são totalmente falsos (como o de se colocarem doentes Covid-19 ao sol nos hospitais)", escreveu o grupo, pedindo que se pare de partilhar "rumores".

Em caso de dúvidas, deve sempre consultar a página da autoridade de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório