Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alentejo já tem equipas de apoio domiciliário na área da saúde mental

A criação das três primeiras equipas de apoio domiciliário do Alentejo na área da saúde mental é formalizada este sábado, em Castelo de Vide (Portalegre), para abranger utentes deste concelho e dos de Marvão, Beja e Évora.

Alentejo já tem equipas de apoio domiciliário na área da saúde mental
Notícias ao Minuto

19:05 - 09/10/20 por Lusa

País ARS

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo explicou que Castelo de Vide acolhe a cerimónia de assinatura de contratos para equipas de apoio domiciliário de cuidados continuados integrados de saúde mental no Alentejo.

A cerimónia está agendada para as 10:30, no Cineteatro Mouzinho da Silveira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.

Os contratos envolvem a ARS do Alentejo, o Instituto de Segurança Social, através dos Centros Distritais de Portalegre, Évora e Beja, e três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mais precisamente o Lar de S. Salvador da Aramenha (Marvão), a Associação de Amigos da Criança e da Família -- "Chão dos Meninos" (Évora) e a Santa Casa da Misericórdia de Beja.

As parcerias têm como objetivo "a criação de três equipas de Apoio Domiciliário, duas dirigidas a pessoas adultas e uma dirigida a crianças e adolescentes, que prestarão cuidados continuados integrados de saúde mental no domicílio de utentes com estas necessidades", precisou a ARS.

Estas respostas fazem parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e constituem "as três primeiras experiências-piloto na área da saúde mental da região Alentejo", destacou.

As equipas vão abranger utentes adultos dos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Beja, assim como crianças e adolescentes do concelho de Évora, indicou a ARS do Alentejo.

Na cerimónia de sábado, está prevista a presença da secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, sendo ainda exibida uma mensagem em vídeo da ministra da Saúde, Marta Temido, referiu a mesma instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório