Azambuja. Explosão em fábrica de reciclagem de baterias faz ferido grave

Uma pessoa sofreu hoje de manhã ferimentos graves na sequência de uma explosão numa fábrica de reciclagem de baterias em Vila Nova da Rainha, no concelho de Azambuja, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

bombeiros

© ShutterStock

Lusa
14/07/2025 09:44 ‧ há 10 horas por Lusa

País

Azambuja

"A explosão foi provocada por uma mistura de químicos, mais precisamente alumínio e potássio, tendo causado ferimentos graves num funcionário da empresa, que sofreu queimaduras de 1.º e 2.º graus e foi transportado ao Hospital de São José, em Lisboa", disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.

 

A mesma fonte adiantou que o alerta para a explosão, na fábrica Exide Technologies Recycline, foi dado às 06:30.

No local estiveram os Bombeiros de Azambuja, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Vila Fraca de Xira e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

A Lusa contactou a Exide Technologies Recycline para obter mais informações, mas fonte da empresa escusou-se a tecer qualquer comentário, remetendo um eventual esclarecimento para mais tarde.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, no distrito de Lisboa, Silvino Lúcio (PS), adiantou à Lusa que, apesar deste incidente, a fábrica encontra-se esta tarde a laborar.

Relativamente ao funcionário que ficou ferido com gravidade, o autarca referiu que a informação que tem é de que os ferimentos foram na parte superior do corpo.

"Os ferimentos foram graves, mas se o funcionário não tivesse colocado os equipamentos de proteção as consequências teriam sido ainda piores", observou.

[Notícia atualizada às 12h58]

Leia Também: Morreu um dos feridos em explosão de bomba de gasolina em Itália

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas