Viu fumo ou fogo? Eis o que fazer em caso de incêndio florestal

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda à população que comportamentos adotar em caso de incêndio, sublinhando a importância da "rapidez na comunicação" da ocorrência. "Não presuma que alguém já avisou. Cada minuto conta", avisam as autoridades.

Coreia do Sul, Incêndios,

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
14/07/2025 10:46 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

País

ANEPC

Nesta altura de risco acrescido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aproveitou para recordar à população o que fazer caso veja fumo ou fogo nas proximidades.

 

Numa publicação partilhada esta segunda-feira nas redes sociais, aquela autoridade recomendou "rapidez na comunicação" às autoridades.

"Viu fumo ou fogo? Não hesite. Ligue 112.   A rapidez na comunicação pode salvar vidas, proteger animais e bens", lê-se.

Além disso,  a ANEPC recomenda que, nesses casos, "não tente apagar" as chamas; "afaste-se" e "coloque-se em segurança".

"Não presuma que alguém já avisou. Cada minuto conta", aconselha ainda.

Três concelhos de Faro em perigo máximo de incêndio

Recorde-se que, esta segunda-feira, os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira no distrito de Faro estão em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Dezenas de concelhos do interior norte e centro e ainda do Algarve apresentam um risco muito elevado, enquanto em risco elevado estão muitos dos concelhos situados no Alentejo e junto ao litoral norte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Três concelhos em perigo máximo de incêndio e temperaturas perto dos 30º

Três concelhos em perigo máximo de incêndio e temperaturas perto dos 30º

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira no distrito de Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Lusa | 07:06 - 14/07/2025

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir de terça-feira devido ao aumento das temperaturas previsto e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa sul e para as regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 09h00 de terça-feira e as 21h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento mais intenso no litoral oeste e terras altas, possibilidade de formação de neblina matinal e pequena subida de temperatura, exceto da máxima no litoral da região Centro onde se prevê uma pequena descida.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Aveiro e Lisboa) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo) e os 28 (em Santarém e Bragança).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas terras altas e na vertente norte da ilha da Madeira, vento fraco a moderado e pequena descida da temperatura máxima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus e no Porto Santo entre 19 e os 25 graus.

Leia Também: Sol volta a brilhar e temperatura aumenta. Vêm aí dias quentes (e avisos)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas