Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2020
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 29º

Edição

A chuva voltou. Atenção às aquaplanagens

Os lençóis de água são responsáveis por muitos acidentes.

A chuva voltou. Atenção às aquaplanagens
Notícias ao Minuto

11:10 - 17/09/20 por Notícias Ao Minuto 

País Lençol de água

Com o regresso da chuva, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reitera os cuidados a ter para evitar a aquaplanagem ou hidroplanagem, mais conhecida por lençol de água, responsável por muitos acidentes.

Numa publicação partilhada na conta de Facebook da instituição, a GNR começa por explicar que a aquaplanagem acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do veículo é capaz de a deslocar.

O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência.

Assim sendo, de forma a evitar acidentes, a GNR recomenda que verifique os pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. “Se a pressão do pneu for diferente da recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning”, relembram os militares.

Além disso, deve verificar o desgaste e a profundidade da estrias do pneu. “Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem”, recorda também a GNR.

Ah! E não se esqueça que, para evitar acidentes, o melhor é reduzir a velocidade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório