No dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Mortos nas Estradas, a PSP não deixou passar a data em branco e revelou, esta quarta-feira, alguns dados sobre os acidentes de viação em Portugal.
Entre 2016 e 2019, a força policial "reportou 177.097 acidentes de viação", nos quais 342 cidadãos morreram e 75.806 ficaram feridos, dos quais 3.097 em estado grave.
Numa nota divulgada nas suas plataformas digitais oficiais, a PSP partilhou também que, perante estes dados, a média diária é de 121 acidentes e 52 pessoas hospitalizadas devido a ferimentos nestas ocorrências.
Apelando à segurança nas estradas, a autoridade recordou que o Dia Europeu Sem Mortos nas Estradas foi criado em 2016, pela rede europeia de polícias de trânsito TISPOL - European Traffic Police Network, agora ROADPOL - com o apoio da Comissão Europeia. "O projeto, do qual a PSP faz parte, incentiva os utilizadores da estrada a pensarem primeiro na segurança quando conduzem, andam a pé ou de bicicleta, pois todos têm um papel a desempenhar", é ainda sublinhado.