Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Câmara de Arouca com três funcionários infetados mas a operar normalmente

A Câmara Municipal de Arouca tem três dos seus 183 funcionários infetados com covid-19, revelou hoje fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro, que se mantém em atividade normal após o devido rastreio ao pessoal.

Câmara de Arouca com três funcionários infetados mas a operar normalmente
Notícias ao Minuto

19:25 - 11/09/20 por Lusa

País Covid-19

Um dos trabalhadores doentes também é bombeiro voluntário e integra o grupo de nove operacionais ausentes da corporação local devido a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, tendo sido diagnosticado durante o seu período de férias. Como esse profissional "não tinha contactado com colegas da câmara na quinzena anterior", o seu caso só implicou o isolamento profilático de bombeiros e familiares.

Quanto aos outros dois contaminados que prestam serviço no município, "nenhum exercia funções de atendimento ao público" e ambos vinham trabalhando em circunstâncias algo isoladas, pelo que só 18 dos seus colegas laborais foram sujeitos a exame médico, tendo aguardado o devido resultado em isolamento domiciliário.

Entre as pessoas testadas, 16 foram então dadas como saudáveis e já regressaram ao trabalho. Duas encontram-se ainda a aguardar resultados, pelo que se mantêm sob vigilância e em isolamento profilático, "como determinado pela autoridade de saúde".

Em declarações à Lusa, a presidente da autarquia, Margarida Belém, afirma que, no total, o que está em causa atualmente no quadro de pessoal da câmara é assim "um grupo restrito de três doentes e duas pessoas a aguardar resutlados".

A autarca socialista realça que, "dos três casos de covid-19 registados entre os funcionários da câmara, um desempenha funções como bombeiro e testou positivo aquando dos testes realizados a toda a corporação [no final de agosto] e quando estava de férias", enquanto os outros dois foram "diagnosticados muito precocemente, aquando de uma situação de rastreio a pessoas suas conhecidas, pelo que todas as medidas necessárias para mitigar o risco de contágio foram adotadas de forma pronta e célere".

Com mais doentes está o Lar de Santa Cruz de Alvarenga, onde o balanço atual é de 76 infetados entre utentes e funcionários.

Pelo município de 330 quilómetros quadrados e 22.400 habitantes há ainda outros agregados contaminados pelo SARS-CoV-2, mas esses casos surgiram em contexto familiar e distribuem-se por diferentes localidades.

O balanço global da situação epidemiológica local era, esta manhã, de 213 casos de infeção ativa no território, o que contribui para um acumulado de 282 doentes e sete óbitos desde o início da pandemia em março. Recuperados estão, por sua vez, 62 cidadãos.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 28,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos ?910.300? morreram.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava 1.855 óbitos entre um acumulado de 62.813 infeções confirmadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório