Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Homem com Alzheimer desaparecido após ter tido alta do Hospital de Gaia

Um homem com Alzheimer está desaparecido, depois de ter tido hoje alta do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) onde deu entrada na terça-feira, estando a decorrer agora buscas, confirmaram à Lusa fontes hospitalar e dos bombeiros.

Homem com Alzheimer desaparecido após ter tido alta do Hospital de Gaia
Notícias ao Minuto

20:19 - 26/08/20 por Lusa

País Buscas

Segundo a fonte da unidade de saúde, o utente deu entrada no serviço de urgência às 19h53 de terça-feira, tendo a família indicado que o homem sofria dessa doença, e depois de ter sido observado por três especialidades e feito um TAC teve alta clínica às 08h30 de hoje dado "apresentar-se autónomo, orientado e na posse das funções superiores".

Após a alta, e apesar de dizer que iria sozinho para casa, a segurança da unidade de saúde pediu-lhe para esperar na sala de espera, enquanto assegurava o transporte e o contacto com os familiares.

"No entanto, o utente ausentou-se neste breve período", referiu.

O centro hospitalar está em contacto com as autoridades e familiares, tendo já "percorrido o perímetro várias vezes, mas sem sucesso".

"O CHVNGE está a realizar todos os esforços para que, em colaboração com autoridades e familiares, esta situação seja rapidamente ultrapassada", vincou.

Na sua página oficial, os Bombeiros Voluntários de Espinho lançaram um alerta a dar conta do desaparecimento deste homem e a pedir partilha de informações.

"Desapareceu em Vila Nova de Gaia, após ter tido alta do Hospital Santos Silva hoje cerca das 8:30. Chama-se Abílio Gomes da Silva, tem 77 anos, reside em Espinho e tem doença de Alzheimer", lê-se na publicação.

Às 20h00, Liliana Bastos, filha do homem desaparecido, disse à Lusa que o pai ainda não fora encontrado, apesar de familiares, amigos e autoridades o procurarem desde as 09h00 em Gaia, Espinho, onde o idoso reside, e até em Santa Maria da Feira.

"Ele foi de ambulância para o hospital, a minha mãe estava com ele e avisou logo que ele tinha Alzheimer. Ela não pôde ficar com ele lá devido às contingências relacionadas com a covid-19, mas no processo dele estava tudo explicado", revelou.

O utente procurou tratamento hospitalar na sequência de uma queda e, após vários exames, foi-lhe diagnosticado uma fratura no nariz, pelo que os médicos decidiram que pernoitaria no hospital para ser observado posteriormente por um otorrinolaringologista, explicou Liliana Bastos.

Segundo relatou esta familiar, hoje, por volta das 08h00, o hospital comunicou à mulher de Abílio Silva que ele já tivera alta médica, após o que esta se prontificou para o ir buscar.

"Ao chegar ao hospital, por volta das 08h45, ele não estava lá", contou.

Liliana Bastos adiantou que os responsáveis do hospital também argumentaram, ao contactá-la após ser detetado o desaparecimento, que o seu pai "tinha um discurso coerente", mas defende que isso "não pode servir de justificação".

"Nós já sabemos que o meu pai fala muito bem, o problema é que tem falhas de memória e lhe falta o sentido de orientação", acrescentou.

Quanto à hipótese de a família avançar para um processo de responsabilização judicial do hospital, Liliana Bastos declarou que esse assunto não é para esta fase, sendo a prioridade encontrar o pai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório